Leia MaisSanta Missa de Aparecida celebra Consciência Negra e igualdade racialSer Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é dedicar tempo para contribuir com os Ministros Ordenados da Igreja: bispos, presbíteros e diáconos.
Além disso, leigos e leigas que se dedicam a esse serviço também renovam a fé ao executarem outras funções como Ministros servindo ao povo de Deus.
Dentre essas funções, os Ministros Extraordinários:
- Distribuem a comunhão aos fiéis;
- Levam a comunhão aos doentes e aos que estão em estado terminal;
- Expõem o Santíssimo Sacramento para adoração;
- Presidem a Celebração da Palavra na ausência de um sacerdote.
Recentemente, o cantor Thiaguinho, devoto de Nossa Senhora Aparecida, usou as redes sociais para compartilhar um momento pessoal de sua família com os seus seguidores: a investidura do seu pai, João Antônio da Silva Barbosa, como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão.
“O papel do ministro é zelar pelo Corpo Santo de Jesus que se faz presente na Eucaristia. E cuidar e ao mesmo tempo, ser cuidado por Jesus. E também levar a Comunhão aos doentes e para quem não pode sair de casa”, disse na publicação.
E completou:
“Pai, sei o quanto está feliz e isso nos alegra muito! Sua missão é cada vez mais linda! Que orgulho ser seu filho!”, disse Thiaguinho.
Muitas pessoas invadiram as redes sociais do cantor para elogiar sua atitude em expor sua fé nas redes sociais.
A alegria e gratidão por poder servir à Igreja e ao povo de Deus é corriqueira aos Ministros da Eucaristia.
No Santuário Nacional, com a possibilidade de servir na Casa da Mãe Aparecida, o serviço do Ministro se torna ainda mais especial.
O A12 conversou com Anderson Pereira, que é Ministro Extraordinário no Santuário, para entender o sentimento e a importância de desempenhar esse papel no maior Santuário mariano do mundo.
“É uma graça e uma alegria muito grande servir na casa da Mãe Aparecida. Através do meu ministério posso aproximar as pessoas do amor de Jesus e Maria, seja no momento da distribuição das partículas ou no momento da benção, onde aspergimos as pessoas com água benta”, disse Anderson.
A partir do Concílio Vaticano II, realizado entre os anos de 1962 e 1965, a Igreja notou a necessidade de auxílio aos ministros ordenados. É nesse contexto da necessidade de contribuir que nascem os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.
Anderson falou sobre essa necessidade também no Santuário Nacional:
“Sabemos que são muitas pessoas que todos os dias passam por aqui e somente os sacerdotes não seriam capazes de distribuir a comunhão para todos os devotos, por isso temos essa missão muito importante de ser essa ‘ponte’, esse instrumento que permite que o corpo de Jesus chegue até todos os que O procuram”, finalizou o Ministro.
Retiro dos Ministros
Na próxima quarta-feira (22), o Santuário Nacional acolhe, na Santa Missa das 18h, na Capela São José, no interior da Basílica, o encerramento do retiro anual dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. A celebração pode ser acompanhada pelo Aparecida ao Vivo.
O que ocorre na dedicação de uma igreja?
Saiba como é realizado um rito de dedicação de uma igreja recém-construída e partes das orações ditas pelo bispo presidente.
Comissão avança no cuidado e proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis
A Comissão de Escuta e Proteção do Regional Norte 1 da CNBB realizou uma reunião virtual para definir as próximas ações. Dom Hudson Ribeiro enfatizou o compromisso da equipe e a esperança renovada com o encontro.
Chapecó e Joinville se tornam Arquidioceses em Santa Catarina
Confira os depoimentos dos futuros arcebispos das cidades catarinenses
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.