Leia MaisSanta Missa de Aparecida celebra Consciência Negra e igualdade racialSer Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é dedicar tempo para contribuir com os Ministros Ordenados da Igreja: bispos, presbíteros e diáconos.
Além disso, leigos e leigas que se dedicam a esse serviço também renovam a fé ao executarem outras funções como Ministros servindo ao povo de Deus.
Dentre essas funções, os Ministros Extraordinários:
- Distribuem a comunhão aos fiéis;
- Levam a comunhão aos doentes e aos que estão em estado terminal;
- Expõem o Santíssimo Sacramento para adoração;
- Presidem a Celebração da Palavra na ausência de um sacerdote.
Recentemente, o cantor Thiaguinho, devoto de Nossa Senhora Aparecida, usou as redes sociais para compartilhar um momento pessoal de sua família com os seus seguidores: a investidura do seu pai, João Antônio da Silva Barbosa, como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão.
“O papel do ministro é zelar pelo Corpo Santo de Jesus que se faz presente na Eucaristia. E cuidar e ao mesmo tempo, ser cuidado por Jesus. E também levar a Comunhão aos doentes e para quem não pode sair de casa”, disse na publicação.
E completou:
“Pai, sei o quanto está feliz e isso nos alegra muito! Sua missão é cada vez mais linda! Que orgulho ser seu filho!”, disse Thiaguinho.
Muitas pessoas invadiram as redes sociais do cantor para elogiar sua atitude em expor sua fé nas redes sociais.
A alegria e gratidão por poder servir à Igreja e ao povo de Deus é corriqueira aos Ministros da Eucaristia.
No Santuário Nacional, com a possibilidade de servir na Casa da Mãe Aparecida, o serviço do Ministro se torna ainda mais especial.
O A12 conversou com Anderson Pereira, que é Ministro Extraordinário no Santuário, para entender o sentimento e a importância de desempenhar esse papel no maior Santuário mariano do mundo.
“É uma graça e uma alegria muito grande servir na casa da Mãe Aparecida. Através do meu ministério posso aproximar as pessoas do amor de Jesus e Maria, seja no momento da distribuição das partículas ou no momento da benção, onde aspergimos as pessoas com água benta”, disse Anderson.
A partir do Concílio Vaticano II, realizado entre os anos de 1962 e 1965, a Igreja notou a necessidade de auxílio aos ministros ordenados. É nesse contexto da necessidade de contribuir que nascem os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.
Anderson falou sobre essa necessidade também no Santuário Nacional:
“Sabemos que são muitas pessoas que todos os dias passam por aqui e somente os sacerdotes não seriam capazes de distribuir a comunhão para todos os devotos, por isso temos essa missão muito importante de ser essa ‘ponte’, esse instrumento que permite que o corpo de Jesus chegue até todos os que O procuram”, finalizou o Ministro.
Retiro dos Ministros
Na próxima quarta-feira (22), o Santuário Nacional acolhe, na Santa Missa das 18h, na Capela São José, no interior da Basílica, o encerramento do retiro anual dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. A celebração pode ser acompanhada pelo Aparecida ao Vivo.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.