Notícias

Missa de abertura do Mês Vocacional será celebrada em Brasília (DF)

Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada refletirá o mês de agosto com o tema “Igreja como uma sinfonia vocacional”

Escrito por Redação A12

25 JUL 2024 - 15H56

Shutterstock / Site IDE

Desde 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu agosto como o Mês Vocacional. O objetivo principal é conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.

Por isso, cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à Semana da Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos.

Neste ano, a abertura do mês vocacional será realizada no dia 1º de agosto, às 19h, na Basílica São Francisco de Assis, em Brasília (DF).

A Missa será presidida pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers. A iniciativa será transmitida também, ao vivo, pelas redes sociais da Conferência (@cnbbnacional).

A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada da CNBB, principal articuladora do mês, convida a refletir a temática “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema “Pedi, pois, ao Senhor da Messe”.

"Vamos e somos todos convidados a rezar pelas vocações, a promover as vocações nas nossas igrejas particulares, dioceses, paróquias e comunidades e ao mesmo tempo ajudar os vocacionados e as vocacionadas", destaca o presidente da Comissão Episcopal, Dom Ângelo Ademir Mezzari.

Diocese de Uruaçu (GO)
Diocese de Uruaçu (GO)


Para ajudar as comunidades a pensarem sobre o tema, sobretudo no tempo de oração e reflexão, foi organizado um material de apoio, no qual são apresentadas reflexões e orações para os momentos da vida da comunidade, dedicadas ao Ministério Ordenado, à vida familiar matrimonial, à vida religiosa consagrada e aos ministérios leigos.

Dom Ângelo salienta que o subsídio “Hora Vocacional” oferece a oportunidade de refletir e rezar pelas vocações.

“O grande convite que nós fazemos é que nessa Igreja, que é uma sinfonia vocacional, isso é, onde todas as vocações e ministérios têm o seu lugar, desde o bispo, o sacerdote, o diácono permanente, os religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, a vida, a família, os diversos serviços e ministérios na Igreja, formem essa sinfonia e essa polifonia, onde todas as vocações podem exercer a sua missão, mas podem se expressar de acordo com a sua especificidade”.

Assista ao depoimento de Dom Ademir sobre o Mês Vocacional:


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...