Maria Domingas Mazzarello, ao caminhar pela colina de Bargo Alto, na Itália, teve a visão de um alto edifício, parecido com um colégio, e com muitas meninas correndo, brincando num grande pátio interno e ouviu nitidamente estas palavras de Nossa Senhora: “Tome conta destas meninas! A ti as confio!”.
Leia MaisSalesianos implementam atividades de verão para refugiados da UcrâniaE ao mesmo tempo, Dom Bosco recebeu uma ordem do Papa Pio IX em criar um ramo feminino para os salesianos e, em sonho, foi inspirado pela Virgem Maria a educar e evangelizar as meninas. Assim, em 5 de agosto de 1872, foi fundado o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).
A Santa Missa das 12h no Altar Central do Santuário Nacional desta sexta-feira (5) foi em ação de graças aos 150 anos das Salesianas no mundo.
O celebrante foi o salesiano Dom Hilário Moser, Bispo emérito da Diocese de Tubarão (SC), que em sua homilia enfatizou que as irmãs são modelo da Virgem Maria através do trabalho realizado no Instituto.
"Rever Dom Bosco e Madre Mazarello lançando as bases do Instituto em seus humildes inícios. Recordar as primeiras irmãs e sua simplicidade e entrega total. Toda essa história de salvação que nos reúne na casa da Mãe Aparecida para colocar sobre o altar nosso coração agradecido. Se perguntarem como explicar o admirável crescimento do Instituto nesses 150 anos, é Dom Bosco quem responde: 'Foi Maria quem tudo fez!', o salesiano e grande devoto de Maria não descansou enquanto não construiu o templo de Maria auxiliadora em Turim. Não contente com isso, ofereceu para ela um monumento vivo: o Instituto. Vós não sois somente Filhas de Maria, mas também irmãs e também mães, em tudo vocês se parecem com Maria!", disse.
Dirigido pela sabedoria formativa de sua cofundadora, Madre Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora conjuga, com criatividade, o Sistema Preventivo de Dom Bosco, usando dos recursos femininos, das exigências da educação da mulher e da infância e da presença ativa no âmbito da escola e da catequese.
Ação das salesianas no Brasil
Após cinco anos da fundação, as irmãs salesianas são enviadas juntamente com os salesianos de Dom Bosco, que já se encontravam na América desde 1875, para trazerem às terras americanas a semente do Carisma Salesiano, e no de 1892, chegam até Guaratinguetá (SP) no Colégio do Carmo, há 130 anos as Irmãs Salesianas estão nas terras brasileiras, com a grande missão de educar evangelizando e evangelizar educando.
Nestes 150 anos, o Carisma Salesiano hoje está presente nos cinco continentes, em 97 nações.
A irmã Maike Loes, coordenadora da Rede Salesiana Brasil de Comunicação, em entrevista ao A12, falou sobre a alegria em celebrar “em casa” o Jubileu no Santuário Nacional.
A religiosa também enfatizou que além da visão da Madre Mazarello, Dom Bosco também teve a inspiração vinda de Maria para a criação do Instituto.
"Dom Bosco já tinha fundado os Salesianos, exclusivamente para cuidar dos meninos abandonados, pois ele sempre teve a missão de educar e evangelizar os jovens. Ele teve um sonho onde Maria falou: 'Cuide das meninas, elas também são minhas filhas', e foi fundado o nosso instituto com o mesmo carisma. Então nós temos essas missão de educar e levar a Palavra de Deus para as meninas".
Conectados pela Fé falou sobre Dom Bosco
Das raízes a Belém: a história por trás da Genealogia de Jesus
O Padre Inácio de Medeiros, C.Ss.R., explica a importância da genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus e seu cumprimento das profecias messiânicas.
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Compreenda o real sentido do Natal
Livro da Editora Santuário traz a verdadeira essência em que devemos viver o Natal!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.