Leia MaisNovena de Natal exalta a Criação como o amor encarnado de DeusVeja as fotos da cerimônia de beatificação de Isabel CristinaO fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, faleceu na noite da última segunda-feira (12), aos 85 anos de idade, em Cachoeira Paulista (SP), interior de São Paulo.
A informação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa da Canção Nova. A causa da morte do líder religioso foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora.
“O fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, 85 anos, faleceu na noite desta segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, em Cachoeira Paulista (SP)”.
Conhecido no Brasil por suas palestras e trabalhos em emissoras de rádio e TV católicas, o líder religioso estava internado desde o fim de outubro, para tratar uma pneumonia.
No último dia 8 de dezembro, Padre Jonas recebeu alta hospitalar para continuar a recuperação em casa.
De acordo com a Canção Nova, ele também seguia com o tratamento quimioterápico de um mieloma (câncer), que foi iniciado em maio de 2021.
O comunicado termina com a passagem: "Felizes os que morrem no Senhor; doravante, diz o Espírito, descansem de suas fadigas, porque suas obras os acompanham" (Ap 14,13).
Velório e Sepultamento
A Comunidade Canção Nova, nesta madrugada, divulgou as informações atualizadas do Velório do Monsenhor Jonas Abib, que está sendo realizado em Cachoeira Paulista (SP).
📍 - Local:
Terça-Feira (13/12) e quarta-feira (14/12), no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes e na quinta-feira (15/12), no Santuário do Pai das Misericórdias.
📍 - Início do velório:
04h15 desta terça-feira (13/12), no Centro de Evangelização
Na Quinta-feira (15/12):
• 06h: Cortejo até o Santuário do Pai das Misericórdias, onde haverá a Santa Missa e, logo após, a Quinta-Feira de Adoração ao Santíssimo;
• 07h: Santa Missa e, após, permanecerá ao longo do dia o velório;
• 15h: Última Missa de corpo presente e, após, se realizará o sepultamento.
A história de Padre Jonas Abib
Monsenhor Jonas Abib foi o fundador da Comunidade Canção Nova e presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova.
Foi um dos religiosos que mais se destacou na ação evangelizadora da Igreja Católica na América Latina, utilizando os meios de comunicação e com a realização de grandes encontros de evangelização.
Foi pregador, músico, escritor e articulista do Portal e da Revista Canção Nova. Ocupou o cargo de vice-presidente da Diretoria Executiva da Fraternidade Católica Internacional, órgão ligado ao Pontifício Conselho para Leigos da Santa Sé, em Roma, e foi um dos membros do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica no Brasil (RCC).
Nasceu no dia 21 de dezembro de 1936, na cidade de Elias Fausto (SP). É filho de Sérgio Abib, de ascendência sírio-libanesa, e de Josepha Pacheco Abib, de ascendência italiana.
Aos 12 anos, mudou-se para o município de Lavrinhas (SP), para iniciar os estudos na Congregação Salesiana. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia, em Lorena (SP), e Teologia no Instituto Teológico Salesiano Pio XI, em São Paulo (SP). Foi ordenado sacerdote em 1964 e adotou o lema “Feito tudo para todos”.
Monsenhor Jonas iniciou seus trabalhos com os jovens promovendo encontros e retiros para a juventude de São Paulo (SP). Depois de ingressar na Renovação Carismática Católica (RCC), em 1971, empenhou-se ainda mais no trabalho com a juventude.
No dia 2 de fevereiro de 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, que tem a missão de evangelizar comunicando Jesus e a vida nova que Ele veio trazer, por meio de encontros e meios de comunicação social. Dois anos depois, inaugurou a Rádio Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) e em 1989, a TV Canção Nova.
Em 2002, Monsenhor Jonas Abib encontrou-se com o Papa João Paulo II, o que foi, para ele, a confirmação de sua missão. Em 2006, recebeu o prêmio Santa Clara de Assis, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo documentário Concílio Vaticano II, produzido pela TV Canção Nova.
Aos 70 anos, gravou o DVD “Como é linda a nossa família”. O show foi realizado no teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ) e lançado no dia 2 de fevereiro de 2008, quando a Comunidade completou 30 anos. O trabalho apresenta algumas músicas consagradas em sua caminhada na música católica, que se iniciou na década de 1970, com seu primeiro LP “O Amor Vencerá”.
No dia 17 de outubro de 2007, recebeu do Vaticano o título de Monsenhor, a pedido de Dom Benedito Beni dos Santos, então bispo da Diocese de Lorena (SP), da qual a Canção Nova faz parte. Um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus.
Em janeiro de 2010, ele pôde celebrar a admissão da Canção Nova, oficialmente, na Família Salesiana, aprovada pelo Conselho Geral dos Salesianos, em Roma. O Reconhecimento Pontifício Definitivo da Comunidade Católica aconteceu em 29 de junho de 2014, dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo. No mesmo ano, foi realizada a Cerimônia de Dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias, na sede da Canção Nova e também celebrados os 50 anos de sacerdócio de Monsenhor Jonas Abib.
Outro título recebido por ele foi o de Doutor Honoris Causa em Comunicação Pastoral, outorgado pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSalesiano, em 31 de março de 2017.
A toda a Comunidade Canção Nova e familiares do Monsenhor Jonas Abib, nossos profundos sentimentos de pesar e orações pelo seu repouso, na doce espera pela Ressurreição.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.