O dia 29 de novembro de 1223 é um marco para a Ordem dos Frades Menores, pois foi quando o Papa Honório III confirmou a Regra Bulada, escrita por São Francisco de Assis.
Leia MaisSantuário São Francisco de Assis é elevado a Basílica menorSão Francisco de Assis: o Santo que inspira o PapaAinda perfeitamente legível, a carta original escrita em pergaminho tem o texto da Regra devidamente autenticado e registrado que, nestes 800 anos, mulheres e homens viveram o projeto de Francisco, acolhendo a Deus sem nenhuma reserva, observando sempre o Evangelho na obediência, sem interesses próprios e em castidade, se tornando pessoas capazes de amar generosamente o próximo.
“Francisco, patriarca dos pobres, que propõe no início da sua Regra os três pedras angulares da vida religiosa: A Regra dos Irmãos Menores consiste em viver o Santo Evangelho de Jesus Cristo na obediência, pobreza e castidade.
E depois recomenda três outras coisas, que integram e, de certo modo, completam as anteriores:
"Reflitam os irmãos que devem desejar mais do que tudo possuir o espírito do Senhor e agir segundo a sua santa vontade; que devem saber orar a Deus com coração puro e possuir humildade e paciência nas tribulações e doenças; que devem ter uma predileção especial por aqueles que nos perseguem, desprezam e insultam”, disse São Boaventura.
Membros da grande família franciscana: frades, religiosas, leigos pertencentes às três Ordens fundadas por Francisco participaram de uma celebração na quarta-feira (29), realizada na Basílica de São João de Latrão em Roma.
Durante a Santa Missa, foi lida uma mensagem enviada pelo Papa Francisco para renovar o convite à fidelidade criativa às intuições franciscanas na Igreja de hoje, em caminho sinodal e em saída às periferias da história e da sociedade, para o bem do mundo inteiro.
“Saiam pelo mundo compartilhando a bem-aventurança da pobreza, tornando-se um sinal evangélico eloquente e mostrando à nossa época, infelizmente marcada por guerras e conflitos, por egoísmos de todo tipo e por lógicas de exploração do ambiente e dos pobres, que o Evangelho é verdadeiramente a boa nova para o homem, a fim de que encontre a melhor direção para a construção de uma nova humanidade, juntamente com a coragem de ir ao encontro de Jesus", disse o Santo Padre na carta.
Por fim, o Papa orienta aos frades a redescobrirem a beleza da evangelização tipicamente franciscana, que nasce da fraternidade para promover a fraternidade.
“Na verdade é a vida que fala, o amor dado no serviço é a maior forma de anúncio. Portanto, encontrem forças nesta vocação particular, típica dos 'menores' e dos 'pobres', como o são pelo desejo e pela pertença. É vos dado por Francisco na sua Regra e estou convencido de que está em harmonia com o convite que dirijo à comunidade cristã a ser uma Igreja em saída”.
Indulgência nas igrejas franciscanas
Outra data importante para os Frades Menores é o “Natal de Greccio”, quando São Francisco recriou a cena do nascimento de Cristo na cidade de Greccio, na Itália, também em 1223, assim como a redação da Regra Bulada.
Para estas celebrações, a Penitenciaria Apostólica do Vaticano concedeu indulgência plenária a todos os fiéis que visitarem uma igreja franciscana a partir do dia 8 de dezembro de 2023 na Solenidade da Imaculada Conceição até 2 de fevereiro de 2024, na Festa da Apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Aqui no A12 você pode entender melhor sobre as indulgências plenárias, que são a remissão, total ou parcial, da pena temporal devida, para a justiça de Deus.
Como ganhar a indulgência plenária pelas igrejas franciscanas?
Frei Diego, reitor do Santuário de Frei Galvão, fala sobre São Francisco de Assis
Faculdade de São Bento promove encontro de Arte Sacra Cristã Ocidental
Participe do 1º Encontro do Grupo ‘Estética & Arte Sacra’ na Faculdade de São Bento, dia 5/12. Palestras, debates e lançamento de livro!
A Igreja católica tem dois novos Beatos: Gaietà Clausellas e Antoni Tort
Na manhã do último sábado (23), a Basílica da Sagrada Família em Barcelona foi palco da cerimônia de beatificação de dois mártires: Gaietà Clausellas que foi morto enquanto rezava o Te Deum e Antoni Tort que protegeu a Eucaristia da profanação antes de ser assassinado.
Rumo ao Céu: casais que podem se tornar santos
Na Igreja há casais que são modelos de santidade para a nossa sociedade. Conheça 3 que estão em processo para se tornarem santos!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.