“Mãe Aparecida, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança!”
Neste ano, o tema da Novena e Festa da Padroeira está em sintonia com o Ano Santo de 2025, proposto pelo Papa Francisco. A peregrinação é ressaltada como um ato de fé e devoção, com a Porta Santa — o próprio Cristo — simbolizando a entrada para a misericórdia divina.
Um exemplo da prática deste tema está no maior templo católico dos Estados Unidos, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada na capital, Washington, que acolheu, no dia 14 de setembro, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.
A Santa Missa de entronização foi celebrada em português pelo Cardeal Sean O'Malley, Arcebispo emérito de Boston, nove bispos e mais de 50 padres também estiveram presentes.
“É com grande alegria que os saúdo em nome do Papa Francisco. Nos unimos aqui no Santuário da Imaculada Conceição para entronizar a amada Padroeira do Brasil e um poderoso símbolo de fé e esperança para os católicos brasileiros. Hoje nos reunimos como uma só família em Cristo para celebrar a presença materna de Maria, que continua a nos guiar para o seu filho Jesus.
A imagem encontrada às margens do Rio Paraíba serve como um lembrete de providência e misericórdia de Deus, nos convidando a confiar em seu cuidado e a sermos instrumentos de paz e unidade em nossas comunidades”, disse Dom Christophe Pierre, núncio apostólico dos Estados Unidos.
Durante a homilia, Dom Edgar Moreira da Cunha, bispo diocesano de Fall River, no estado de Massachusetts, manifestou a alegria dos mais de seis mil católicos brasileiros presentes na celebração em receber a imagem da Rainha do Brasil em solo americano.
“Graças a Deus conseguimos, pela primeira vez na história, reunir o povo fiel das comunidades brasileiras aqui nos Estados Unidos! Deus veio através de Maria ao socorro do povo de Guaratinguetá (SP), quando eles precisavam de alimento para acolher o conde de Assumar, que por lá passava a caminho de Vila Rica. Enviaram, assim, os pescadores João Alves, Filipe Pedroso e Domingos Garcia para conseguirem peixes.
Do fundo das águas escuras, aparece Maria para resgatar o povo! Os pescadores poderiam ter ignorado a imagem quebrada, mas foram capazes de ver além da aparência e não desprezaram o sinal de Deus naquele símbolo. Ela está sempre disposta a interceder por nós, ela cuida para que as águas das nossas tristezas e angústias, se tornem no vinho da alegria!
Este não é um encontro cultural, político ou de entretenimento, mas sim, uma peregrinação para nos encontrar com Deus, com nossa mãe Maria, um momento de devoção e fé! Em Aparecida, Deus ofereceu ao Brasil a Sua própria mãe! Que Nossa Senhora Aparecida interceda por todos nós e abençoe a cada um de nós!”.
E ao fim da celebração eucarística, o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e referencial da CNBB para a Pastoral dos Brasileiros no Exterior, Dom Luiz Fernando Lisboa, falou da importância da presença da Mãe Aparecida para cada brasileiro fora do país.
“Rezamos por todos os cinco milhões brasileiros que estão em outras nações. É nossa preocupação a estadia de vocês aqui, e além de orar, nos preocupamos em prover às vossas necessidades, principalmente o atendimento espiritual aos irmãos e irmãs destas comunidades em língua portuguesa. Devemos ter essa missão, em estar em sintonia com a Igreja local e dar testemunhos como missionários e missionárias de Jesus. As dificuldades que já passamos, outros estão passando agora, então, não deixemos de estender a mão! É importante sempre que um ajude o outro! Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!”.
A organização para receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida começou em 2022, liderada pela vice-reitora de estratégias globais da Universidade Católica da América (UCA), Duilia de Mello. Ela conseguiu a ajuda de Dom Edgar, que envolveu mais de 20 líderes de comunidades católicas brasileiras nos Estados Unidos.
.:: Católicos na Irlanda fazem Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida
Faculdade de São Bento promove encontro de Arte Sacra Cristã Ocidental
Participe do 1º Encontro do Grupo ‘Estética & Arte Sacra’ na Faculdade de São Bento, dia 5/12. Palestras, debates e lançamento de livro!
A Igreja católica tem dois novos Beatos: Gaietà Clausellas e Antoni Tort
Na manhã do último sábado (23), a Basílica da Sagrada Família em Barcelona foi palco da cerimônia de beatificação de dois mártires: Gaietà Clausellas que foi morto enquanto rezava o Te Deum e Antoni Tort que protegeu a Eucaristia da profanação antes de ser assassinado.
Rumo ao Céu: casais que podem se tornar santos
Na Igreja há casais que são modelos de santidade para a nossa sociedade. Conheça 3 que estão em processo para se tornarem santos!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.