Somos livres para compartilhar nossos pensamentos. A liberdade de expressão nos garante isso, mas é preciso compreender qual é o limite em que se pode chegar. Um exemplo disso é ver na internet tanto discurso de ódio, mascarado de “opinião ou posicionamento”, e tudo isso vira um efeito manada, difícil de conter.
Atualmente encontramos este tipo de discurso direcionado para todos os lados, figuras públicas e não públicas estão sujeitas a receber mensagens e comentários que ferem políticas de redes sociais, boa convivência e até os direitos humanos. Se pararmos para analisar, esses discursos aumentam ainda mais, em ano eleitoral. Leia MaisÉ importante conhecer a história para entender o presenteImportância do voto consciente nas Eleições
Mas como dar um basta nesse tipo de comportamento? Como acabar com esse problema?
É claro que existem medidas legais para denunciar esse tipo de problema, mas trabalhar em nossa própria consciência a ter o discernimento do que é certo e errado, aceitável e inaceitável, também é fundamental para uma construção de uma sociedade melhor.
Continuando a série do A12 com a Editora Ideias & Letras, que apresenta livros sobre temas importantes para formar uma visão crítica, especialmente sobre a situação atual do país e a escolha de políticos, apresentamos o livro de Mauro Cardoso Simões: “Discurso de ódio e vingança: Nas fronteiras da democracia”.
O livro aborda três temas muito relevantes no contexto atual, tanto mundial quanto brasileiro. Esses temas, conhecidos em várias culturas, têm ganhado destaque sociopolítico atualmente. O autor usa pensadores modernos para analisar esses temas, focando em suas dimensões sociais e políticas.
A análise ajuda a entender como o discurso de ódio e a vingança se manifestam e influenciam a sociedade contemporânea. Ao explorar as raízes e as consequências dessas práticas, o autor oferece uma visão aprofundada que vai além de conselhos superficiais, proporcionando uma compreensão mais completa e crítica dos fenômenos.
É preciso que todos tenham consciência de seus atos e posicionamentos, principalmente o cristão. Papa Francisco já falou sobre o discurso de ódio na internet e destacou que é preciso que o mundo digital promova liberdade, mas principalmente comunhão entre as pessoas.
“Que ninguém seja promotor de uma comunicação de descarte, através da difusão de mensagens de ódio e da distorção da realidade na internet”.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.