Morreu nesta quarta-feira (30), no Convento São Francisco das Chagas, em Belo Horizonte, o Frei Joel Postma (OFM). O religioso, músico e compositor, foi uma referência na música litúrgica no Brasil.
Frei Joel foi assessor do Setor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante 13 anos, seu trabalho rendeu diversos frutos, entre eles destacamos:
Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-musical (CELMU), que visa a formação e atualização de músicos litúrgicos, promovendo a integração ecumênica e a qualidade musical nas celebrações
Ofício Divino das Comunidades (ODC), uma forma de oração comunitária baseada na Liturgia das Horas, adaptada para as comunidades locais.
Hinários Litúrgicos da CNBB, Frei Joel sistematizou e organizou os hinários litúrgicos, contribuindo para a padronização e enriquecimento do repertório musical utilizado nas celebrações litúrgicas no Brasil.
Além disso, o religioso sempre valorizou a tradição musical, enfatizando a importância de preservar a fidelidade à tradição bíblico-litúrgica, ao mesmo tempo que integrava a rica experiência eclesial latino-americana e a diversidade cultural do Brasil.
Frei Joel inspirou muitas comunidades a cantar a liturgia com vida e devoção, deixando um impacto duradouro na música sacra brasileira.
Frei Joel Postma nasceu na Holanda em 8 de março de 1929 e entrou para a Ordem Franciscana aos 13 anos. Reconhecido por seu talento musical, ele foi enviado ao Brasil após concluir Teologia, para ser mestre de canto no seminário em Divinópolis. Ordenado em 1956, estudou música sacra em Utrecht até 1959, quando se mudou para o Brasil, trazendo um clavicórdio. Em Divinópolis, gravou composições de padre Gelineau com um gravador de rolo Philips.
Em 1964, foi para Santos Dumont, onde compôs a cantata “O Peregrino de Assis” para o jubileu do Seminário Seráfico. Este período (1964–1984) foi o mais produtivo de sua carreira. Frei Joel valorizou as tradições musicais brasileiras e incentivou compositores locais, tornando-se assessor do Setor de Música Litúrgica da CNBB.
Indulgência plenária do Dia de Finados: como conseguir?
O Dia de Finados é oportunidade de rezar pelos fiéis falecidos e também de obter indulgência plenária.
Qual a expectativa da Igreja para o Jubileu 2025?
Participantes do Sínodo em Roma falam do que esperam para o Jubileu Ordinário da Igreja, que terá início no fim deste ano
Quais são seus livros favoritos?
Conheça 5 livros da Editora Santuário que são favoritos de seus diretores, missionários redentoristas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.