Por Lais Silva Em Notícias Atualizada em 01 ABR 2022 - 15H22

O legado de Papas que foram importantes também fora da Igreja

O Papa, além de ser o representante máximo da Igreja Católica, também é considerado o Chefe de Estado no Vaticano. E, como líder do Vaticano, quando o Papa visita um país, ele não faz isso somente na qualidade de líder religioso, mas também como de chefe de Estado.

Ao longo dos anos, mais de 260 nomes já comandaram a Igreja Católica. Cada Papa foi importante em diversos aspectos durante seu pontificado, e alguns também interferiram em situações da sociedade fora da Igreja e tiveram êxito. Sendo eles, líderes religiosos influenciam mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

Neste texto, destacaremos alguns desses nomes:

Papa Melquíades I (311 A 314)

Wikipédia
Wikipédia

Iniciou o processo que trouxe paz para a Igreja, depois de muitos anos de perseguição pelo Império Romano. Se aproximou e fez aliança com o Imperador Constantino I e garantiu a liberdade religiosa.

Ele também inaugurou a residência papal em Roma, quando ganhou do novo imperador um palácio que seria sede do governo cristão. Durante 770 anos, os papas moraram no atual Palácio de Latrão, no Vaticano. Em seu papado iniciou-se também a construção da Basílica de São João.


Papa Leão I (440 - 461)

Wikipédia
Wikipédia

Ele ficou conhecido pelo poder de negociação, pois frequentemente negociava com grandes líderes de exércitos bárbaros que ameaçavam a Europa.

Devido a seus esforços Roma foi poupada de ataques do povo huno, naquela época.


Papa Júlio II (1503 - 1513)

Wikipédia
Wikipédia

Foi responsável por sancionar o Tratado de Tordesilhas, que delimitou as posses portuguesas e espanholas.

Além disso, também foi responsável pela expulsão da família Bórgia, adversária dos Estados Papais.


Papa João XXIII (1958 - 1963)

Wikipédia
Wikipédia

Mudou a relação com outras religiões, pregou tolerância e ecumenismo.

Por pregar a liberdade religiosa, foi acusado de maçom, esquerdista e herege por católicos conservadores, e mesmo em uma época pós-segunda guerra, emitiu um documento sobre direitos fundamentais e dignidade a todos os seres humanos.


Papa João Paulo II (1978 - 2005)

Wikipédia
Wikipédia

Durante seu papado, que durou 26 anos, viajou para mais de 120 países e consagrou-se como um dos papas mais importantes e articulados da história. Ele também foi muito ativo em relação a assuntos políticos, como o fim do comunismo na Polônia e em vários países da Europa e sanções dos Estados Unidos contra o Iraque. Influenciou a restauração da democracia e liberdades religiosas na Europa do Leste.

João Paulo II reconheceu o Estado palestino e, em 1994, o Vaticano estabeleceu relações diplomáticas com Israel. Foi considerado fundamental até mesmo na reorganização das fronteiras europeias. Para muitos analistas políticos, ele teve atuação decisiva nos processos de fim da União Soviética e queda da Cortina de Ferro.


Papa Francisco (2013 - atualmente)

Thiago Leon
Thiago Leon

Francisco tem escrito sua trajetória como Papa e tem sido bem importante para a Igreja e para a sociedade. Ele, que é devoto de São Francisco de Assis, é adepto a costumes simples e humildes. É aberto a diálogo, se destaca por sua sensibilidade a assuntos diversos, tem discurso potente e cuidadoso, diálogo inter-religioso, além de sua inteligência diplomática e carisma.

O Pontífice se tornou uma das pessoas mais influentes e notáveis do século XXI, pois frequentemente está entre as notícias por suas falas precisas e posicionamentos relacionados a assuntos da sociedade e da política mundial.

Ajudou na intermediação da aproximação entre Estados Unidos e Cuba, apoiou refugiados durante a crise migratória da Europa e da América Central. É oponente vocal do neonacionalismo e é a favor da justiça social.

Neste ano, com a guerra na Ucrânia, o Papa tem se mostrado preocupado e prestativo quanto aos irmãos que sofrem com o conflito, realizando ações como visitas às crianças refugiadas e internadas, doando ambulância e reforçando o pedido pela paz, além de, como líder religioso, convocar todos os cristãos a participarem da cerimônia de Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Na atualidade onde as pessoas precisam de atenção, igualdade, fé e posicionamentos precisos, Francisco tem se destacado à frente da Igreja e também por todo o mundo.

Fonte: Ebiografia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...