A educação é um dos pontos mais discutidos em diversas esferas, e dentro da Igreja isso não é diferente. Em diversas oportunidades é proposto o debate sobre esse assunto, como por exemplo, o Pacto Educativo Global, que é um chamado do Papa para que todas as pessoas e instituições priorizem a educação, e também a Campanha da Fraternidade que neste ano fala sobre Fraternidade e Educação.
Nesta semana, a Congregação para a Educação Católica publicou um documento sobre a “identidade da escola católica”, com o objetivo de formar comunidades mais solidárias, nas quais exista atenção com o próximo, compaixão e respeito, além de criar personalidades íntegras como cidadãos e cristãos.
De acordo com o cardeal Giuseppe Versaldi, o objetivo do documento é apresentar diretrizes mais detalhadas sobre o valor da identidade católica das instituições escolares.
“Com este documento queremos formar comunidades nas quais haja sempre atenção às pessoas, especialmente no respeito pelos mais frágeis, e nas quais circule o testemunho do amor, que é a principal característica da Igreja católica”.
Buscar um equilíbrio entre razão e fé é um dos objetivos da escola católica. O documento chamado “A identidade da escola católica para uma cultura do diálogo”, reforça esse objetivo da tratativa do diálogo também entre família e escola.
Além disso, este documento é baseado em duas motivações: "a necessidade de uma consciência mais clara e consistente da identidade católica das instituições educacionais da Igreja no mundo inteiro" e a prevenção de "conflitos e divisões no setor essencial da educação".
A participação da família junto a escola é um papel fundamental para contribuir com a educação. Papa Francisco lembra no Pacto Educativo Global que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Sendo assim, é necessário que pais, professores, igrejas, entidades e governos trabalhem juntos em prol da educação.
“É um dos pontos fundamentais. Não só a colaboração família-escola, mas também entre paróquias, associações, instituições do Estado. É esse Pacto Educativo Global ao qual o Papa Francisco nos convida. Somente se houver um acordo dialógico e honesto sobre os pontos fundamentais da antropologia cristã - que é a antropologia humana - poderemos ajudar a crescer. A esperança é que se realize toda uma comunidade educativa que inclua a escola e a família”, explicou o cardeal.
Giuseppe Versaldi ressalta que o documento também apresenta alguns valores da escola católica.
“Seriedade, disciplina, pesquisa, profissionalismo, mas sobretudo este clima de caridade e respeito que deve estar ligado a outras forças educacionais. Um jovem deve sentir-se acompanhado não num clima de severidade ou cientificidade, mas por pessoas que respeitam, propõem, corrigem e fazem emergir uma personalidade livre e integral, como cidadão e como cristão”.
Neste ano a Campanha da Fraternidade apresenta o tema "Fraternidade e Educação" e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, e propõe esse olhar com atenção para o cuidado com a educação, os novos rumos e os valores de como educar.
O Padre Patriky Samuel, Secretário executivo de Campanhas da CNBB deu entrevista ao A12 sobre o tema deste ano falou sobre o que espera do impacto do tema na comunidade.
“Que a Campanha da Fraternidade seja um oásis de reflexão e uma oportunidade de olharmos para nós mesmos e nos perguntar: quais as mudanças precisam acontecer em nossas vidas a fim de que, educados por Cristo, sejamos homens e mulheres que falam com sabedoria, ensinam com amor, servem com alegria e jamais se cansam de viver a tarefa educativa como compromisso de amor?”.
"A educação é uma questão de coração". Essa é uma frase de São João Bosco e retrata a essência do papel de um professor, um catequista, um educador e todos que contribuem na missão propagar conhecimento.
Fonte: Vatican News
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.