Foi inaugurado recentemente um espaço especial em Porto Nacional, no Tocantins, que conta a história e mostra o trabalho do Servo de Deus, padre Luso de Barros Matos. Ele trabalhou nessa cidade por 42 anos e tem muitos seguidores por todo o estado. Padre Luso está em processo de beatificação, primeiro passo para se tornar santo, e o processo já está na última fase.
O Casarão Pe. Luso foi inaugurado no último dia 2 de junho e agora faz parte da rota do turismo religioso no estado. No casarão, você pode ver livros, objetos religiosos e muito mais sobre a vida e a fé do padre Luso. Ao visitar as salas, você conhecerá sua história e ouvirá depoimentos de pessoas que dizem ter recebido bênçãos graças a ele.
Leia MaisVaticano autoriza o processo de beatificação de Pe. Luso
Luso Barros de Matos nasceu em 16 de dezembro de 1906, em Balsas, no Maranhão.
Ele se tornou padre na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional, em setembro de 1945. Padre Luso faleceu no dia 3 de agosto de 1987, aos 81 anos. Ele era devoto de Santo Antônio e dizia ter visões do santo.
O processo para tornar o Padre Luso santo começou em 2022. Uma comissão foi formada para reunir provas de sua santidade, e o próximo passo é enviar essas provas para Roma.
A Congregação para as Causas dos Santos, que cuida das canonizações, disse não haver impedimentos para continuar. Por isso, o padre Luso agora é chamado de “Servo de Deus”. No momento, a comissão está na fase de investigar suas virtudes heroicas, reunindo testemunhos, documentos e examinando seus escritos.
“Padre Luso era uma pessoa piedosa, uma pessoa apaixonada por Jesus Cristo e uma pessoa dedicada à caridade [...] foi um canal da graça de Deus para a comunidade portuense e para as pessoas que iam até ele” Eldinei Carneiro , Padre Milagre
Um dos relatos de fé que será enviado ao Vaticano é o de Flávio Macedo, que é devoto do padre Luso há muitos anos. Em 2023, após ser diagnosticado com câncer no estômago, Flávio se apegou ainda mais às orações ao padre Luso.
Flávio conta que descobriu o câncer durante exames de rotina, pois sentia dores no estômago. Após fazer uma endoscopia, o médico sugeriu uma biópsia para investigar melhor. Foi assim que o câncer foi encontrado, ainda no começo.
“Tudo isso tem a mão do padre Luso, tenho certeza. Foi descoberto bem no início, o que já é um aviso do padre Luso, que me fez passar um processo nada a ver, que era a suspeita de gastrite, para chegar até a descoberta do câncer.” Flávio Macedo Padre Luso morreu de pneumonia aos 81 anos, no dia 3 de agosto de 1987.
Padre Rodrigo Arnoso fala sobre os processos de santidade
Fonte: Fonte G1 Tocantins / TV Anhanguera
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.