Notícias

Papa afirma que o diálogo inter-religioso é condição necessária para a paz

Pontífice recebeu participantes do congresso inter-religioso do Movimento dos Focolares

Escrito por Laís Silva

04 JUN 2024 - 08H54 (Atualizada em 04 JUN 2024 - 09H37)

Vatican Media / Reprodução

O Papa Francisco recebeu no início desta semana, participantes do Congresso inter-religioso do Movimento dos Focolares, na Sala Clementina, no Vaticano. No encontro, o Pontífice afirmou que o testemunho dos focolarinos é motivo de alegria e consolação.

Na oportunidade, o Santo Padre iniciou saudando os presentes e, em seguida, dirigiu palavras de consolação à presidente dos focolarinos, a palestina Margaret Karram, e afirmou: “Rezo muito pela sua pátria, que sofre neste momento”.

O Pontífice agradeceu pela perseverança com a qual a Obra de Maria leva adiante o caminho iniciado por Chiara Lubich com pessoas de outras religiões, explicando que é “um caminho revolucionário, que tanto bem faz à Igreja”.

Ele ainda afirmou que essaé uma experiência animada pelo Espírito Santo, radicada no coração de Cristo, em sua sede de amor, de comunhão e de fraternidade”.

Francisco falou sobre uma comunidade inteiramente muçulmana que nasceu 50 anos atrás na Argélia e que aderiu ao Movimento dos Focolares, e explica que o fundamento da experiência é o Amor de Deus.

“Com o tempo, cresceu a amizade e a colaboração em tentar responder juntos ao clamor dos pobres, ao cuidado da criação e no trabalho pela paz. Com essas pessoas, se vai além do diálogo e é possível sentir-se irmãos e irmãs, compartilhando o sonho de um mundo mais unido, na harmonia das diversidades”.

Papa Francisco afirmou ainda que o testemunho dos focolarinos é motivo de alegria e consolação, especialmente em tempos de conflitos, onde a religião com frequência é instrumentalizada para alimentar o confronto.

O diálogo inter-religioso, ao contrário disso, é condição necessária para a paz no mundo e um dever para os cristãos e para outras comunidades religiosas. Por isso, eu os encorajo a ir avante, sempre abertos”.


Festival juvenil promovido pelo Movimento dos Focolares acontece em julho, em Aparecida

O Genfest, festival juvenil promovido pelo Movimento dos Focolares, será realizado pela primeira vez no Brasil e o local escolhido para o evento foi o Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida.

Esta é a 12ª edição do festival, que neste ano reflete o tema: “Juntos para Cuidar”. Até o momento, o festival conta com inscritos brasileiros e de mais 48 países.

add_box As inscrições continuam abertas para jovens com idade entre 18 e 35 anos e devem ser feitas exclusivamente no site oficial www.genfest.org

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...