O Papo Francisco aceitou o pedido de renúncia apresentado por dom Manoel João Francisco, bispo da Cornélio Procópio, no Paraná, e nomeou o padre Marcos José dos Santos para o governo pastoral.
A CNBB agradeceu o dom Manoel João Francisco, pelos serviços desempenhados pela Igreja no Brasil.
Nasceu em 2 de março de 1974, em Lupionópolis (PR). Cursou Filosofia, Teologia e mestrado em espiritualidade. Em fevereiro de 2000 foi ordenado na paróquia Cristo Rei, em sua cidade natal e foi incardinado na arquidiocese de Londrina (PR).
Em seus primeiros anos de padre, foi animador vocacional diocesano; vigário paroquial na Paróquia Sagrados Corações, em Londrina; e reitor do Seminário Propedêutico São José, de Londrina.
Atuou como diretor espiritual, no Seminário Teológico Paulo VI, em Londrina; coordenador da Ação Evangelizadora; pároco na Paróquia São João Paulo II, em Londrina; e vigário-geral da arquidiocese.
Nos últimos anos, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Centenário do Sul. Em 2018, foi coordenador do 14⁰ Intereclesial das Cebs, sediado em Londrina. Desde 2006, foi assessor diocesano do Movimento dos Adoradores da Eucaristia. Também foi membro do Conselho dos Presbíteros por dois períodos; e do Colégio dos Consultores.
Padre Marcos José dos Santos escolheu por lema episcopal “Eu vos escolhi” (Jo 15,16).
"Estimado monsenhor Marcos José dos Santos,
Com alegria, recebemos a notícia da escolha do Santo Padre, o Papa Francisco, pela sua nomeação como novo bispo da Diocese de Cornélio Procópio, no Paraná. Queremos também o acolher como novo membro desta Conferência Episcopal.
Rogamos a Deus que o ilumine nesta nova missão confiada pela Igreja. E, como contribuição para o início de seu ministério episcopal, possa ser o roteiro para a caminhada junto ao povo de Deus o que o Papa Francisco nos destaca na constituição apostólica Praedicate Evangelium:
“A Igreja cumpre o seu mandato sobretudo quando dá testemunho, com palavras e obras, da misericórdia que ela mesma recebeu gratuitamente. Nosso Senhor e Mestre deixou-nos um exemplo disso quando lavou os pés dos seus discípulos e disse que seríamos bem-aventurados se também nós o fizermos (cf. Jo 13, 15-17). Deste modo, «a comunidade evangelizadora coloca-se através de obras e gestos na vida quotidiana dos outros, encurta distâncias, rebaixa-se até à humilhação se for necessário, e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo nas pessoas»“.
Maria, Mãe da Igreja, no seu Imaculado Coração, cujo patrocínio de sua futura diocese está confiado, seja guia e companheira na missão.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB"
Fonte: CNBB
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.