No último sábado, 12 de março, a Santa Sé anunciou que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia ao governo pastoral do Ordinariado Militar do Brasil, apresentada por Dom Fernando José Monteiro Guimarães, e nomeou Dom Marcony Vinícius Ferreira, que até então era bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília – DF.
Dom Fernando apresentou a renúncia por limite de idade, de acordo com o cânon 401 do Código de Direito Canônico, que permite que o bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade apresente o ofício de renúncia ao Pontífice, que ponderará as circunstâncias para tomar providências.
A posse de Dom Marcony está marcada para o dia 2 de abril, às 10h, na Catedral Militar.
Nascido em 3 de março de 1964, dom Marcony Vinícius é filho de Francisco Canindé Ferreira e de Maria do Céu Barroso. Nascido em Brasília, foi o primeiro sacerdote ordenado na arquidiocese cujo nascimento se deu na mesma. Com a designação para o ministério episcopal, tornou-se o primeiro bispo nascido na capital federal.
Estudou no Seminário Menor Bom Jesus, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, ambos em Brasília. Foi ordenado diácono em 8 de dezembro de 1987 pelo então bispo auxiliar de Brasília dom Geraldo Ávila. Em 3 de dezembro de 1988, foi ordenado sacerdote pelo arcebispo de Brasília à época, dom José Freire Falcão.
Durante seu ministério sacerdotal foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sobradinho, e da Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida; foi coordenador arquidiocesano de Pastoral; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; vigário episcopal para o Vicariato Centro e vigário geral da arquidiocese de Brasília.
Foi ainda responsável pelo jornal litúrgico dominical Povo de Deus em duas ocasiões; e colaborou em grandes eventos sediados em Brasília: como na organização da visita do Papa São João Paulo II em 1991; e o XVI Congresso Eucarístico Nacional, em 2010, do qual foi responsável pelo Secretário Geral e coordenador da Equipe de Liturgia.
Dom Marcony Vinícius tem pós-graduação na área de Liturgia pelo Instituto Teológico Pastoral da América Latina (ITEPAL), em Bogotá. Especializou-se em Teologia Litúrgica, frequentando primeiramente o Pontifício Ateneu Santo Anselmo (1993-1996) e depois o Instituto de Teologia Litúrgica da Universidade Santa Cruz (2011-2012), em Roma.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.