No último dia 30 de novembro, a Santa Sé anunciou que o Papa Francisco realizou a nomeação do Monsenhor João Batista de Oliveira, da congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD), como novo bispo da Diocese de Corumbá, localizada na região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul.
Atualmente, ele administra a paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alta Floresta D’Oeste, da diocese de Ji-Paraná (RO).
“Tendo contribuído em diversas funções em sua congregação, no Equador e na Igreja no Brasil, o irmão é chamado agora ao ministério episcopal na Igreja particular de Corumbá (MS). Que o irmão, inspirado neste tempo do Advento, que iniciaremos neste próximo domingo, seja um fiel missionário e discípulo anunciando Jesus Cristo como Esperança para a humanidade, enquanto aguardamos a vinda definitiva do Senhor. Nossa Senhora da Candelária, padroeira da diocese de Corumbá, seja sua guia e intercessora nesta nova missão”, diz um trecho da mensagem da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Trajetória dentro da Igreja
O paranaense de 61 anos ingressou no seminário menor dos Missionários do Verbo Divino em 1987 e professou seus primeiros votos em janeiro de 1997. Após estudar Filosofia e Teologia, em março de 2000 realizou os votos perpétuos na congregação, e em fevereiro de 2001 foi ordenado sacerdote. Durante seis anos, o padre realizou suas ações pastorais em paróquias no Equador (2001 a 2007).
Voltando ao Brasil em 2008, o sacerdote exerceu as funções de Animador Vocacional da Província Sul (BRS) dos Missionários do Verbo Divino, mestre de Noviços e foi Provincial da província Centro (BRC) dos Missionários do Verbo Divino.
A nomeação como Bispo representa um novo e importante capítulo na vida do Padre João Batista. Ao aceitar essa missão, ele assume a responsabilidade de guiar a Igreja particular de Corumbá, anunciando o Evangelho e servindo ao povo de Deus.
“Expresso a nossa gratidão ao Pe. João Batista por todos os anos de dedicação, pelos frutos de seu ministério e serviço à Congregação até os dias de hoje. Estamos confiantes de que o nosso confrade continuará sendo uma fiel testemunha do Verbo Divino por onde quer que ele seja chamado a viver sua missão como Pastor”, destacou o Padre Cireneu Kuhn, provincial da Província Brasil Centro da congregação Verbo Divino.
.:: Você sabe quantos bispos o Brasil tem?
Fonte: CNBB
Dom Joel divulga as Igrejas Jubilares de Petrópolis (RJ) em 2025
Na Região Serrana do Rio de Janeiro, o jubileu está aberto à participação de todos que desejarem viver esses momentos de encontro, fé e fraternidade
Negro Manuel, o protetor da Virgem de Luján
A história de Negro Manuel, servo da Virgem de Luján, e sua caminhada rumo à beatificação.
Campanha para a Evangelização: Testemunhas da Esperança
A Campanha para a Evangelização nos convida a refletir com o Tempo do Advento e também colocar em prática nossas ações diárias, reforçando nosso compromisso cristão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.