No dia 29 de maio acontece a celebração do 56º Dia Mundial das Comunicações. Por conta dessa data, a Pascom Brasil, junto com outras organizações, vai promover a Semana da Comunicação, que acontece de 23 a 26 de maio.
Todos os anos a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais por ocasião da festa da Ascensão do Senhor, e o Santo Padre divulga uma mensagem a todos os comunicadores. Neste ano, em fevereiro, o Papa Francisco refletiu sobre o tema: “Escutar com os ouvidos do coração”.
“No ano passado, refletimos sobre a necessidade de «ir e ver» para descobrir a realidade e poder narrá-la a partir da experiência dos acontecimentos e do encontro com as pessoas. Continuando nesta linha, quero agora fixar a atenção em outro verbo, «escutar», que é decisivo na gramática da comunicação e condição para um autêntico diálogo.
Com efeito, estamos perdendo a capacidade de ouvir a pessoa que temos à nossa frente, tanto na teia normal das relações cotidianas como nos debates sobre os assuntos mais importantes da convivência civil. Ao mesmo tempo, a escuta está a experimentar um novo e importante desenvolvimento em campo comunicativo e informativo, através das várias ofertas de podcast e chat áudio, confirmando que a escuta continua essencial para a comunicação humana”.
Seguindo o tema e a importância da celebração desta data, a Pascom Brasil convida a todos para se preparar em um caminho para a solenidade da Ascensão do Senhor. O conteúdo foi produzido pelo GT Formação da Pascom Brasil e tem o objetivo de auxiliar os agentes da Pascom no aprofundamento das reflexões sobre o tema escolhido pelo Papa Francisco e sua reflexão na mensagem “Escutar com o ouvido do coração”. Leia MaisNossa Senhora da Comunicação
A apresentação do material foi feita pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol, que convidou a todos para lerem a mensagem do Papa e falou sobre a importância da comunicação.
“Na ação pastoral e evangelizadora da Igreja, escutar é uma obra constante de comunicação, mas só saberemos se o ato de inclinar para escutar em profundidade, com o coração, cumpre, efetivamente, a sua missão, se houver transformações pessoais, conversões pastorais, mudanças de estruturas eclesiais, com vistas a aumentar o testemunho de Jesus Cristo, a participação na comunidade eclesial, ao compromisso com mudanças na sociedade. O ato de escutar chega ao coração dos pastores, dos agentes pastorais, dos educadores da fé, dos membros do povo de Deus, como um clamor: faça alguma coisa! E conte comigo!”
Fonte: CNBB, Vatican News, Pascom
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.