A cada ano, mais pessoas buscam na fé a inspiração para suas viagens e transformam suas jornadas em verdadeiras peregrinações espirituais. Para acolher esses peregrinos de maneira adequada, é essencial oferecer um ambiente de hospitalidade e respeito, onde possam encontrar acolhimento, lazer e principalmente orientação em sua busca espiritual.
Esse é um dos trabalhos da Pastoral do Turismo, que celebra 10 anos de atividade e evangelização por meio de ações que ajudam e facilitam as peregrinações e fomentam o turismo religioso no Brasil.
Para celebrar esses 10 anos de caminhada, a pastoral esteve reunida entre os dias 7 e 10 de novembro na arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro, para o 9º Encontro Nacional, que neste ano refletiu o tema “De turistas a peregrinos da esperança”. Leia MaisRéplica da Casa de Dom Bosco é inaugurada no Caminho da Fé até Aparecida
Mais de 100 agentes de diversas regiões do país participaram desse encontro que contou com palestras, oficinas, visitas técnicas, partilha de experiências, entre outros momentos significativos.
As iniciativas da pastoral têm como objetivo principal evangelizar, promover a descoberta da presença divina na beleza da criação, nas diversas manifestações culturais e religiosas, e em todos os aspectos da vida. Dessa forma, cada viagem se torna uma oportunidade única de crescimento espiritual e de conexão profunda com a fé.
9º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo
O encontro começou com uma celebração eucarística, presidida pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, um momento para refletir e pedir bênçãos para os dias de encontro.
O público presente participou de palestras que debateram assuntos como: hospitalidade na Sagrada Escritura, evangelização 360 graus no contexto da Pastur, responsabilidade da Pastur na dignidade do turismo, entre outros temas que agregam e fortalecem a continuidade do trabalho.
A reunião também oportunizou a mudança de coordenação nacional da Pastur, quando Padre Manoel Filho, que estava há 10 anos à frente da pastoral, passou a coordenação para Janes Cleia, da Arquidiocese de Belém. Fazem ainda parte da nova coordenação, agentes de Sergipe, Brasília, Cabo Frio e Maringá.
Além disso, para esta nova etapa, foi assinado um estatuto interno. Segundo Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí e referencial da Pastur, “depois de um tempo de amadurecimento sobre identidade e missão, num caminho sinodal de construção, o Estatuto da Pastur é sinal de que a Pastoral está preparada para avançar, com implantação de núcleos por todo o Brasil, em vista de uma presença mais efetiva da Igreja junto ao vasto universo do Turismo”.
Fonte: CNBB
A revolta da vacina
Revolta da Vacina completou 120 anos em 2024, expondo tensões sociais e políticas no Brasil de 1904. Reflexões ainda ecoam hoje.
Plenária do Dicastério discute IA e educação
Plenária do Dicastério da Cultura e Educação aborda inteligência artificial e ética, com participação do Papa Francisco e especialistas.
A12 lança página de programação de Natal no Santuário
Fique por dentro dos dias e horários das celebrações de Natal e Ano Novo no Santuário Nacional!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.