Leia MaisVeja o conselho do Papa Francisco para não existir fofocaEm Aparecida (SP), para participar do XVI Congresso Mariológico, o Pe. Alexandre Awi, Superior Geral dos Padres de Schoenstatt, falou sobre a relação do Papa Francisco com Nossa Senhora.
Em entrevista exclusiva ao A12, nesta sexta-feira (02), Pe. Awi, que também é membro da direção da Associação Brasileira de Mariologia, falou do carinho que o Pontífice nutre por Aparecida e da importância do vídeo enviado por ele para a abertura do Congresso.
“O fato dele escutar falar de Aparecida, alguma coisa mexe lá dentro dele. De fato, quando eu falei que o Congresso era em Aparecida, ele falou imediatamente: ‘em Aparecida está a Mãezinha’”, disse.
Pe. Alexandre Awi, que foi secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, esteve muito próximo de Francisco também em outras duas ocasiões especiais relacionadas a Nossa Senhora.
A primeira, quando o Papa, ainda Cardeal Bergoglio, participou da V Conferência Geral do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM), em 2007, em Aparecida. Depois, quando o acompanhou durante a sua primeira Viagem Apostólica, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro.
“Foi a experiência dele em 2007 durante vinte dias escutando o povo rezar e os bispos trabalhando lá embaixo (no subsolo do Santuário Nacional), uma Conferência que marcou a vida dele. E certamente depois, em 2013, quando veio ao Brasil, ele quis vir em Aparecida”, revelou Pe. Awi.
E completou:
“Foi um desejo dele. Não estava no programa da JMJ, mas ele quis vir justamente porque Aparecida desperta nele uma série de experiências e vivências profundas de povo e de Igreja”, contou.
O XVI Congresso Mariológico, promovido pela Academia Marial de Aparecida, tem como temática, justamente, a espiritualidade mariana do Santo Padre, Papa Francisco. Conferencista do Congresso, Pe. Awi também falou ao A12 sobre a importância de Maria na vida do Pontífice.
“O Papa Francisco tem uma experiência familiar muito mariana. Ele vai descobrindo cada vez mais Nossa Senhora através do contato com o povo de Deus, com a piedade popular.
Ele percebe que isso é uma inspiração para a própria Igreja, ou seja, da forma que o povo ama Maria, da forma que o povo se relaciona com Nossa Senhora, as virtudes de Nossa Senhora que o povo percebe e procura encarnar” contou.
De acordo com Pe. Alexandre, a relação mariana do Papa Francisco mostra a Igreja que ele quer implementar.
“É uma mensagem para a própria Igreja de hoje e para a Igreja que o Papa quer implementar: uma Igreja Mariana com atitudes maternais, com atitudes misericordiosas, de acolhimento. Por isso, a devoção dele à Nossa Senhora tem consequências para a própria vida da Igreja que ele está conduzindo”, finalizou o brasileiro.
.:: Por telefone, Papa diz que avalia a possibilidade de nova visita ao Brasil
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.