O Tempo Quaresmal é um período de oração, penitência e conversão. A oração é uma ação necessária na vida do cristão, pois ela nos leva a intimidade com Deus. O Padre Ferdinando Mancílio traz a reflexão sobre: "Por que rezar os Mistérios Dolorosos pode nos ajudar a vivenciar da melhor forma a Quaresma?"
“Eu diria que o importante é a vida de oração na vida do cristão. E a vida de oração ela parte da intimidade com Deus com a pessoa de Jesus, mas também parte da realidade em que nós vivemos”, explicou.
Rezar os Mistérios Dolorosos do Terço pode - e deve - ajudar a compreender melhor o que refletir no Tempo Quaresmal, e também refletir sobre a realidade do outro. De acordo com o padre, a oração deve trazer a realidade do povo, como por exemplo, nos dias atuais, em que ocorre uma guerra na Ucrânia e a população de lá precisa de oração.
“A guerra já não tinha sentido na pré-história, muito menos agora no tempo em que vivemos. Então o que ocorre é essa dor, a perda da esperança, a perda de tudo aquilo que foi construído e que a guerra desfaz de um momento para outro. Então, pra rezar o Mistério Doloroso, a gente tem que voltar o olhar para a dor do irmão e da irmã”, afirmou.
A Quaresma é um tempo litúrgico muito importante para a reflexão e vivência da realidade batismal, que finaliza com a celebração da Páscoa. Pe. Ferdinando lembra que neste período é necessário reviver profundamente o batismo; e rezar o Mistério Doloroso auxilia nesse processo.
“E o que é o batismo exatamente? O batismo é assumir a mesma missão de Jesus. Portanto, no sentido dos mistérios da dor, nós só podemos rezar de fato se nos fizermos solidários com o irmão. Porque, senão, eu contemplo a dor do Cristo, mas não contemplo a dor do irmão”, ressaltou.
Os Mistérios Dolorosos contam os últimos passos de Cristo, até Sua morte e são rezados nas terças e sextas-feiras. Rezar e refletir o sofrimento de Jesus é uma forma de reconhecer seu amor por nós.
“Amor verdadeiro existe para com Deus e para com o irmão. Portanto, nesse Tempo Quaresmal, rezar os mistérios dolorosos é rezar o sofrimento de Cristo, mas também o sofrimento do irmão e da irmã”, afirmou.
É importante reafirmar que a Quaresma é um tempo de preparação para vivenciar a Páscoa e, na última semana deste tempo, é celebrada a Semana Santa, que tem como proposta fazer com que o cristão viva de forma completa a fé Naquele que deu sua vida por nós.
“Então, ao nos preparar para viver a Semana Santa, a gente só pode olhar o modelo Daquele que é modelo pra nós. Jesus é modelo acabado e completo de vida para nós e, no seguimento Dele, nós também vamos doando a vida em favor do irmão. Aliás, a vida só tem sentido se ela for doada”, finalizou.
Durante a Quaresma, o A12 realiza uma live para convidar os devotos a rezarem juntos o Terço Quaresmal, toda terça-feira, às 16h, pelo Facebook do A12 e do Santuário Nacional de Aparecida.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.