Nesta quinta-feira, 12 de maio, durante o 18º Encontro Nacional de Presbíteros, realizado no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), foi lançado no estande da Editora Santuário o livro “Presbíteros Sinodais – Comunhão, Participação e Missão”, do Padre Jésus Benedito dos Santos, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Estiva e professor titular da Faculdade Católica de Pouso Alegre (MG).
Leia MaisPadres participam do Encontro Nacional de Presbíteros em AparecidaDom Orlando na Missa do Crisma: "Deus confiou aos padres o Seu povo"
Em sua sétima obra a respeito da missão dos presbíteros, a quarta publicada pela Editora Santuário, Padre Jésus aborda o importante papel de bispos, sacerdotes e diáconos na animação da vida do Povo de Deus, dentro de suas igrejas locais, para que se construa uma Igreja que seja verdadeiramente sinodal.
A obra é um subsídio de reflexão dedicado, sobretudo, a auxiliar o clero a entender melhor seu ministério ordenado sob a luz da sinodalidade, sendo instrumento nas mãos de Deus para uma maior comunhão e participação na missão da Igreja.
Em entrevista ao A12, Padre Jésus explicou o que significa a sinodalidade, tão abordada nos dias de hoje em nossa Igreja.
"A palavra sínodo lembra caminho! E a sinodalidade é o caminhar juntos. Um convite novo e antigo, porque São João Crisóstomo nos diz que Sínodo e Igreja são sinônimas. Todos os batizados caminham juntos e formam a Igreja de Jesus, e atualmente os últimos Papas estão voltando a abordar essa palavra, um modo de ser Igreja", disse o Sacerdote.
O autor do Livro também informou que a obra é para todos os públicos e não somente para os padres.
"Toda a Igreja é chamada a ser sinodal. Os quatro primeiros capítulos estão voltados para o significado, da espiritualidade e da sinodalidade como centro da palavra Cristã. Somente o último capítulo fala direto ao presbítero. Então, você que é leigo, você que é batizado, que bom você poder ler e entender o que é ser um cristão sinodal, ou seja, aquele que se elevou acima dos outros, porque agora ele não vive mais o conflito, mas sim a unidade ao dialogar com o outro de forma autêntica”, falou o Padre Jésus.
Ao fim da entrevista, o sacerdote mineiro cita exemplos de como podemos ser sinodais em nossa fé católica.
"Vamos ser salvos não é por ter feito algumas práticas de fé, mas sim por viver a fé. E São Paulo diz que não temos que fazer as coisas para Deus, mas sim com Deus. Nossa missão como ministro ordenado é ajudar as pessoas a fazer as coisas com Deus, deixar correr no sangue, o sangue de Jesus em nossas atitudes. Maria é mãe da sinodalidade, ela convida a todos a seguir seu filho na construção desse mundo mais fraterno, onde todos vivem aquilo que está na Palavra de Deus, que 'Vós todos sois irmãos' (Mt 23,8)."
Você encontra o livro “Presbíteros Sinodais – Comunhão, Participação e Missão” nas Livrarias Santuário e também neste link.
:: Confira a entrevista completa do Pe. Jésus para o A12
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.