Na última quarta-feira, 30 de novembro, a Diocese de Crato (CE), por meio da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores declarou como oficial a abertura do processo que poderá tornar Padre Cícero Romão Batista como santo da Igreja Católica.
Leia MaisPor que Padre Cícero ainda não é santo?Juazeiro do Norte (CE) celebra 84 anos de morte de Padre CíceroA cerimônia ocorreu após a Santa Missa, rezada em memória dos 152 anos da ordenação do sacerdote cearense e presidida pelo bispo Dom Magnus Henrique Lopes.
Nesta primeira fase da beatificação, os membros que vão compor o chamado "Tribunal Diocesano" são apresentados publicamente e registrados em ata. O tribunal é como uma comissão que analisa documentos e ouve testemunhas a respeito da vida, das virtudes heroicas e da fama de santidade do patriarca do Nordeste, além de reunir escritos (cartas, exortações etc).
"É verdade que existe uma vastíssima literatura que trata da figura do Padre Cícero em vários aspectos; agora é hora, digamos, de recompor a sua biografia a partir das fontes para encontrar toda e qualquer afirmação que comprove as suas virtudes e que ele as tenha vivido em grau heroico", explica o vice-postulador, Padre Wesley Barros.
Quem estará liderando a frente da causa é o filósofo italiano Paolo Vilotta, responsável pelo processo de Irmã Dulce, freira baiana e hoje santa da Igreja. Os fiéis - e as pessoas de boa vontade podem colaborar com essa fase inicial doando, por exemplo, as cartas que lhes tenham sido remetidas pelo patriarca do Juazeiro (era costume dele responder de próprio punho aos pedidos de conselhos e orientações).
O bispo de Cajazeiras (PB), Dom Francisco de Sales, membros do clero diocesano de Crato e das dioceses romeiras do Nordeste, concelebraram a santa missa e também estavam presentes à sessão solene.
O reitor também enfatizou a função do postulador, um elo entre a Diocese de Crato e o Vaticano.
“Esse postulador irá fazer essa intermediação entre Roma e a nossa Diocese. Acompanhado com todo esse material sobre a vida, os escritos, a vida de doação de padre Cícero Romão, as suas virtudes, onde ele procurou seguiu o evangelho, recolhendo esse material. Como também um milagre, uma graça alcançada, comprovado cientificamente para que seja apresentando ao Vaticano no futuro não muito distante. Esperamos que o padre Cícero seja levado a honra dos altares pois o mesmo já é canonizado no coração do nosso povo".
Quem foi Padre Cícero?
Padre Cícero nasceu na cidade do Crato, no dia 24 de março de 1844. Foi ordenado sacerdote no dia 30 de novembro de 1870. Desde então passou a exercer o seu ministério sacerdotal no serviço pastoral e no atendimento ao povo.
Certa vez, em um sonho, o padre reconheceu como se daria a sua missão na cidade de Juazeiro. Em um cenário como o da última ceia via diversas pessoas ao redor de Jesus e dos apóstolos, que sofriam com a seca no interior nordestino. De repente escutou Jesus falando a seguinte frase “e tu, Cícero, toma conta deste povo!”. Essas palavras marcaram a sua vida sacerdotal para sempre.
Faleceu em Juazeiro do Norte (CE), no dia 20 de julho de 1934, aos 90 anos.
Dom Magnus Henrique Lopes foi quem solicitou o pedido de autorização da beatificação de padre Cícero. O bispo entregou uma carta ao Papa Francisco em maio deste ano durante uma visita ao Vaticano.
Confira 20 tópicos importantes sobre a vida de padre Cícero
Em Aparecida, Padre Vítor Coelho de Almeida já é considerado como venerável
Fonte: Diocese de Crato
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.