Notícias

Projeto atua na recuperação de lixo orgânico

O projeto “Revolução dos Baldinhos” atua na conscientização acerca da recuperação do lixo orgânico e é uma resposta aos apelos do Papa Francisco

Escrito por Letícia Dias

15 NOV 2022 - 11H19 (Atualizada em 16 NOV 2022 - 08H42)

Reprodução/ Vatican News

Na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, comunidades vivenciam uma transformação por meio de um dos processos mais tradicionais de recuperação de lixo orgânico - o sistema de compostagem comunitária.

Os resíduos dos alimentos das casas tornam-se adubo para hortas e jardins; após serem recolhidos, duas vezes a cada semana, por voluntários do projeto “Revolução dos Baldinhos”. 

Leia MaisIniciativas da Igreja Católica para o cuidado do meio ambiente

Esse projeto é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina e os moradores do Complexo do Monte Cristo para sensibilizar as famílias sobre a reciclagem das sobras dos alimentos e a possibilidade de torná-las composto orgânico.

Já foi premiado no Brasil e na Alemanha, além disso, é um exemplo de cuidado com o meio ambiente e de coletividade. Nesse sentido, é também uma resposta aos apelos do Papa Francisco, expressos em sua Encíclica Laudato Si’.

Agir com consciência

Na Laudato Si’ o Papa Francisco descreveu essa preocupação que deve existir em relação ao lixo produzido por cada um de nós e a importância de refletirmos acerca do que pretendemos deixar para as gerações futuras.

“As previsões catastróficas já não se podem olhar com desprezo e ironia. Às próximas gerações, poderíamos deixar demasiadas ruínas, desertos e lixo.

O ritmo de consumo, desperdício e alteração do meio ambiente superou de tal maneira as possibilidades do planeta, que o estilo de vida atual – por ser insustentável – só pode desembocar em catástrofes, como aliás já está a acontecer periodicamente em várias regiões.

A atenuação dos efeitos do desequilíbrio atual depende do que fizermos agora, sobretudo se pensarmos na responsabilidade que nos atribuirão aqueles que deverão suportar as piores consequências.” (LS, 161)

Atuação do projeto

Atualmente, os resíduos orgânicos são armazenados num “baldinho”, que retornam como adubo, depois da compostagem, para as residências de origem. O local onde é realizado o processo chega a receber uma média de 8 toneladas de resíduos todo mês. 

A atuação da “Revolução dos Baldunhos” se concentra em duas das 12 comunidades pertencentes ao Complexo do Monte Cristo, local onde residem cerca de 35 mil pessoas. Cíntia Cruz, líder comunitária e presidente da associação, afirmou ao Vatican News, que 2400 famílias são orientadas pelo projeto para um “descarte correto e consumo consciente”.

“Acredito que toda a ação coletiva tem um impacto. Então, pela comunidade ter abraçado o projeto e acreditado que a gente pode fazer a diferença, mudar a nossa realidade separando o nosso resíduo, valorizando o espaço de convivência e as relações, eu acredito que a gente pode fazer muito sim!”, disse Cíntia.

Reprodução/ Vatican News
Reprodução/ Vatican News


Como funciona o processo

“Temos 32 pontos de entrega voluntária dentro da comunidade, onde o morador descarta o resto da comida, ou seja, tudo que for casca e todos os materiais orgânicos. Passamos nesses pontos em dois dias na semana - toda terça e sexta - coletamos e levamos para a Escola América Dutra, que funciona dentro da comunidade.

Fazemos o tratamento, através da compostagem, e devolvemos a terra para a família participante para promover a agricultura urbana. Através do projeto de compostagem, a gente cultiva e fortalece as relações, seja com o meio ambiente ou na vivência com os moradores”, explicou Cíntia.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...