Notícias

PUC-Rio lança 'Cátedra Guido Schäffer' em homenagem ao venerável

A iniciativa une esporte, fé, espiritualidade e cultura

Escrito por Redação A12

06 NOV 2024 - 14H00 (Atualizada em 07 NOV 2024 - 11H59)

Arquidiocese Rio / Reprodução

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) inaugurou na quarta-feira (06), a “Cátedra Guido Schäffer de Esporte, Fé e Cultura”. Este projeto conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e surge como uma iniciativa decorrente do primeiro encontro mundial de delegados da pastoral do esporte das Conferências Episcopais, realizado em 16 de maio de 2024, no Dicastério para a Cultura e Educação, em Roma.

Entre os principais desafios identificados pelos delegados, destaca-se a necessidade de aprofundar a reflexão científica e acadêmica sobre a relação entre fé e esporte. Esse aprofundamento permitirá que as universidades, especialmente as católicas, contribuam de maneira significativa, oferecendo uma base científica e acadêmica robusta para o trabalho da pastoral do esporte e para o Dicastério para a Cultura e Educação. Este dicastério tem como uma de suas missões promover a interação entre a Igreja e o mundo do esporte (Praedicate Evangelium, 154). Leia MaisGuido Schäffer é nome de quiosque para evangelização nas areias do RJ

A Cátedra foi lançada durante a celebração do Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Orani João, Cardeal Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da PUC-Rio.

Com 50 anos de ordenação sacerdotal, Dom Orani é reconhecido por seu trabalho pastoral incansável e compromisso com a evangelização, educação, comunicação e promoção da paz.

O Cardeal Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, destacou a importância da cátedra como uma nova forma de evangelização através do esporte, conforme ressaltado pelo Papa Francisco na exortação apostólica Gaudete et Exsultate.

Segundo o reitor, Pe. Anderson Antonio Pedroso, a PUC-Rio busca ser uma “universidade em saída”, promovendo amizade social e ações que beneficiem especialmente os mais pobres, inspirando-se na visão do Papa Francisco sobre o esporte como um bem educativo e social.

Pe. Anderson acrescenta que o esporte, visto como um ecossistema que promove experiências comunitárias e desenvolvimento pessoal, pode mobilizar o melhor do ser humano, trazendo alegria, esperança e solidariedade, mesmo em contextos de sofrimento. O esporte deve servir à vida, sempre.

O legado de Guido Schäffer

Arquidiocese do Rio / Reprodução
Arquidiocese do Rio / Reprodução

A universidade está empenhada em fortalecer as devoções a Guido Schäffer por meio da criação da “Cátedra Guido Schäffer de Esporte, Fé e Cultura”. Guido foi um médico, seminarista e surfista carioca, que faleceu aos 34 anos, em 2009, e foi recentemente declarado Venerável pela Santa Sé, um marco importante no processo de sua canonização, iniciado em 2015.

A cátedra pretende explorar a interseção entre esporte, espiritualidade e cultura, incentivando o diálogo sobre como esses elementos podem enriquecer a vida em sociedade e promover valores humanos, especialmente entre os jovens.

Serão oferecidas atividades acadêmicas, encontros e eventos culturais para estudantes, atletas e o público em geral, com o intuito de aprofundar a relação entre fé e esporte e inspirar os jovens a viverem com propósito e solidariedade.

Além de homenagear o legado de Guido Schäffer, o projeto reflete o desejo de Dom Orani de integrar mais os jovens nas comunidades de fé e na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...