“Cozinhar é um modo de amar os outros” Mia Couto
É muito comum que pais passem receitas para seus filhos e esses, no futuro também passem para seus filhos. E, com o tempo, a culinária se torna algo especial para as famílias. O ato de compartilhar segredos de preparo, temperos e outros detalhes tornam um prato especial e afetivo.
Seguindo a linha do afeto, o A12 criou um novo quadro chamado “Receitas afetivas”, onde um religioso ou religiosa vai ensinar uma receita da memória do seu coração, algo que ele tenha aprendido com algum familiar ou que o faz lembrar de algum momento afetivo de sua vida.
O quadro iniciou em junho, em comemoração à festa junina e ao dia de São João. O primeiro convidado foi o Missionário Redentorista Padre Marcelo Magalhães, que ensinou uma receita de Bolo de Fubá Cozido que ele aprendeu com sua mãe.
“Dentre tantas coisas que eu gosto na festa junina, eu escolhi uma que remete à minha família, as minhas origens, que é o bolo de fubá cozido. Eu aprendi com minha mãe, acho que ela também aprendeu com a mãe dela”, contou.
Enquanto cozinhava, o padre falou um pouco sobre a história da festa junina, que é muito famosa em algumas regiões do Brasil e também de São João, que era primo de Jesus.
“Eu agradeço a oportunidade de participar desse primeiro episódio do programa, com uma memória muito especial e singular que é esse bolo de fubá cozido”, expressou.Leia MaisFamília dos Devotos visita o São João de Caruaru, em PernambucoSolenidade de São João Batista: sejamos anunciadores da Boa NovaReportagem da TV Aparecida mostra os bastidores do Maior São João do Mundo
Além de compartilhar a receita, o padre também deixou um ensinamento para as famílias, lembrando a importância das tradições familiares:
“Que as famílias não percam suas tradições. A festa junina é uma tradição; e fazer bolo, estar em família também. A gente está vivendo uma sociedade muito superficial, rasa, líquida, e está perdendo essas profundidades familiares de estar à mesa, de conviver e de fazer. Eu só sei fazer porque minha mãe me ensinou e eu tive a oportunidade de estar ali, de ver ela falar e eu prestar atenção”, finalizou.
Ingredientes
2 xícaras de fubá
2 xicaras de açúcar
2 xícaras de leite
1 xícara de óleo
4 ovos
1 colher de fermento
Modo de preparo
1º Coloque em uma panela o fubá, açúcar, leite e o óleo e misture bem.
2º Coloque no fogo e mexa até ferver e engrossar
3º Tire do fogo, coloque em um recipiente e aguarde esfriar
4º Depois de esfriar, misture em um recipiente os ovos e mexa bem até virar uma massa homogênea
5º Por último coloque o fermento misture e coloque em uma forma untada
6º Leve ao fogo de 20 a 30 minutos ou até ficar dourado.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Por que algumas pias de batismo têm oito lados?
Confira a razão para que o Batismo seja ministrado neste local tão importante dentro das igrejas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.