Notícias

Rede CLAMOR Brasil celebra o 110º Dia Mundial do Migrante e Refugiado

A Rede lançou um roteiro de oração e um comentário à carta do Papa Francisco, sobre a data

Escrito por Redação A12

25 SET 2024 - 15H19 (Atualizada em 25 SET 2024 - 16H31)

stu.dio / Shutterstock

No próximo domingo (29), a Rede CLAMOR Brasil celebrará o 110º Dia Mundial do Migrante e Refugiado, com uma iniciativa especial para apoiar aqueles que enfrentam as dificuldades da migração.

Neste ano o tema escolhido pelo Papa Francisco é “Deus caminha com o seu povo”, e de encontro a essa temática, a Rede CLAMOR convoca todos a participarem de uma missa que será presidida pelo padre jesuíta Jerfferson Amorim, no Centro Cultural de Brasília (CCB), às 11h. Leia Mais Papa: "Repelir migrantes é pecado grave; a indiferença mata"Migrantes sobre Papa: “um pastor de todos”A condição dos imigrantes e refugiados no Brasil

Outra opção é participar de alguma missa celebrada na sua comunidade ou paróquia, que seja dedicada ao 110º Dia Mundial do Migrante e Refugiado.

Já que a Rede lança um roteiro de oração e um comentário à carta do Papa Francisco, reforçando a importância da acolhida e da solidariedade em tempos de crise, e serve de apoio para as paróquias de todo o Brasil celebrarem e rezarem juntas.

A carta do Papa destaca a urgência de criar um ambiente seguro e acolhedor para migrantes e refugiados, que muitas vezes são vítimas de situações de vulnerabilidade e exploração, como o tráfico humano. E que é preciso enxergar Jesus em todos os irmãos.

Deus caminha não só com o seu povo, mas também no seu povo, enquanto Se identifica com os homens e as mulheres que caminham na história — particularmente com os últimos, os pobres, os marginalizados — prolongando de certo modo o mistério da Encarnação.

Por isso o encontro com o migrante, bem como com cada irmão e irmã que passa necessidade, «é também encontro com Cristo. Disse-o Ele próprio. É Ele — faminto, sedento, estrangeiro, nu, doente, preso — que bate à nossa porta, pedindo para ser acolhido e assistido»”.

(Mensagem do Papa Francisco para o 110º dia mundial do migrante e do refugiado 2024)

A Rede CLAMOR Brasil, reforça que a oração e a conscientização são fundamentais para promover a dignidade humana e o respeito aos direitos dos migrantes.

Além do aspecto espiritual, a Rede atua diretamente no combate ao tráfico humano, promovendo ações de conscientização e assistência às vítimas. A iniciativa deste ano visa não apenas celebrar, mas também mobilizar a sociedade civil a se engajar em práticas de acolhimento e proteção, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e inclusivo. Com a união de esforços, a Rede CLAMOR espera inspirar uma mudança significativa na forma como os migrantes e refugiados são tratados, reafirmando que cada vida conta e merece ser respeitada.

O roteiro de oração está disponível em plataformas digitais das Instituições que fazem parte da Rede, ou clicando no botão abaixo.

Acesse o roteiro celebrativo

Acesse a carta da Rede Clamor

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...