Entre os dias 9 e 11 de novembro aconteceu o 2º Encontro Internacional de Reitores e Trabalhadores de Santuários na Sala Paulo VI, no Vaticano.
No último dia do evento, o Papa Francisco enfatizou que os locais de peregrinação devem proporcionar ao devoto uma acolhida fraterna e misericordiosa.
"Em nossos santuários, dá-se muita atenção ao acolhimento, e com razão. Por favor, não se esqueçam disso: recebam bem os peregrinos. Ao mesmo tempo, deve-se dar o mesmo cuidado pastoral ao momento em que os peregrinos deixam o santuário para retornar à sua vida normal: que eles recebam palavras e sinais de esperança, para que a peregrinação que fizeram alcance seu pleno significado".
Leia MaisEncontro de reitores reflete a gestão dos santuários na atualidadeConheça Santuários no Brasil com Adoração ao Santíssimo 24 horas por diaNos estúdios da Rádio Vaticano, o jornalista Silvonei José recebeu o atual reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R. e o Padre Domingos Sávio, C.Ss.R., que já foi reitor da Casa da Mãe, e falaram da audiência com o Santo Padre e das atividades do importante evento.
Durante a entrevista, Padre Catalfo comentou sobre as recomendações de Francisco aos representantes dos templos em todo o mundo.
"A palavra do Papa foi muito significativa no sentido de mostrar que o santuário é principalmente um lugar de oração, de profunda experiência com Deus. E nessa oração, a reconciliação e o perdão dos pecados ganham espaço fundamental. O Papa insiste que todo santuário no Brasil e no mundo deve ser lugar de perdão, de misericórdia, de encontro com Deus".
Padre Domingos também ressaltou a preocupação do Santo Padre para que o santuário seja um lugar de acolhimento e consolação.
"Eu penso que tentamos lá em Aparecida, sobretudo na acolhida sacramental da reconciliação, ser esse coração de mãe, acolhendo realmente os filhos dela. A partir sobretudo dessa experiência sacramental de reconciliação, muitos saem até chorando de alegria por terem se reencontrado e encontrado Deus, ter encontrado Nossa Senhora Mãe e, assim, poder retomar a sua vida com essa nova força que recebem no santuário".
Silvonei abordou com os redentoristas que o amoroso acolhimento do Santuário Nacional se traduz até na expressão "Casa da Mãe", comum entre os romeiros e utilizada com frequência e carinho pelos peregrinos, como explicou o Padre Catalfo.
"Já há muitos anos as pessoas se referem ao Santuário de Aparecida como a Casa da Mãe. Muitos de nós saímos das casas das nossas mães já há muitos anos por vários motivos, mas quando a gente chega a Aparecida nós temos essa memória afetiva de estar de fato na casa da mãe, onde a gente pode sentar no chão, abrir a geladeira, ficar à vontade na alegria e na companhia de Nossa Senhora, crescer também na fé em Jesus Cristo."
Casa da Mãe rumo ao Jubileu de 2025
2024 será dedicado a oração com toda a Igreja em preparação ao Jubileu durante todo o ano de 2025, onde 32 milhões de peregrinos são esperados em Roma.
O Ano Santo terá como tema "Peregrinos da esperança". O Encontro de Santuário centrou seus conteúdos na oração, seja na música, na piedade popular, na arte e em outros aspectos. Padre Eduardo Catalfo ressalta que o próprio projeto pastoral do Santuário Nacional traz a proposta de fazer com que Nossa Senhora acolha os peregrinos da esperança num movimento alegre e jubiloso.
"A oração é o grande meio de salvação, como define Santo Afonso, a oração é o encontro com Deus, o grande meio de salvação, o crescimento da fé e ponto de partida para qualquer peregrinação, uma oração que nos leva a prática da justiça, da caridade, a viver verdadeiramente como cristãos. Imagino que terminado este tempo pós Pandemia, temos um movimento jubiloso, fazendo com que a gente faça do Santuário um lugar de reconciliação e de alegria em estar na presença da Mãe".
.:: Igreja no Brasil se prepara para o Jubileu 2025
Fonte: Vatican News
Academia Marial dá início ao 3º Congresso Bíblico de Aparecida
A Academia Marial de Aparecida abriu o III Congresso Bíblico, focado no tema "Nós somos o Templo do Deus vivo", de 6 a 9 de novembro no ITESP.
Igreja no Brasil convida cristãos a se juntarem à Campanha para a Evangelização
Campanha para a Evangelização mobiliza católicos no Brasil pela sustentação das atividades da Igreja. Em 2024, a campanha caminha em sintonia com o tema do Jubileu de 2025.
Como podcasts e videocasts renovam os caminhos para a evangelização
Podcasts e videocasts católicos aproximam os fiéis e ampliam a evangelização com conteúdo acessível, relevante e disponível a qualquer hora.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.