O ano de 2023 teve momentos importantes que marcaram a Igreja Católica em todo o mundo. Relembre pelo menos sete em uma retrospectiva:
No último dia de 2022, a Igreja teve a notícia da morte do papa Bento XVI. Seu corpo foi exposto ao público na Basílica de São Pedro no dia 2 de janeiro e milhares de pessoas foram para se despedir. O papa alemão teve um funeral especial no dia 5 de janeiro com uma missa massiva rezada pelo Papa Francisco.
Depois de quatro anos de espera por causa da pandemia do coronavírus, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 aconteceu em Portugal de 1 a 6 de agosto, com mais de 1 milhão e meio de peregrinos. Neste grande evento, o Papa Francisco encontrou-se com milhares de jovens de todo o mundo e aproveitou a ocasião para visitar o local das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Lá também foi anunciado que a sede da próxima JMJ será Seul, em 2027.
O A12 enviou uma correspondente, a jornalista Laís Silva, que cobriu o evento com exclusividade. Relembre aqui!
Pela primeira vez na história da Igreja, uma família inteira foi beatificada no mesmo dia. A cerimônia foi realizada em 10 de dezembro na região de Markowa, Polônia. A família Ulma é conhecida também como os "samaritanos de Markowa". Eles são assim chamados, pois, a exemplo do Bom Samaritano, deixaram-se mover pelo mandamento do amor e teriam sido massacrados, depois de abrigar oito judeus no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
Quando o mundo olhava perplexo para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022, o início de outra guerra surpreendeu cristãos, judeus e muçulmanos. Por causa de um ataque de terroristas do Hamas em território israelense, no dia 7 de outubro, festa de Nossa Senhora do Rosário, Israel intensificou as suas operações militares na Faixa de Gaza.
Diante dos atuais ataques na Faixa de Gaza na guerra entre Israel e Palestina, que já deixam mais de 2 mil mortos, o Papa Francisco demonstrou proximidade ao telefonar para o padre Gabriel Romanelli, da Paróquia da Sagrada Família de Gaza, única igreja católica da região.
Depois de dois anos de preparação e consulta em todo o mundo, teve início no dia 4 de outubro o Sínodo da Sinodalidade, no qual pela primeira vez mais de 50 mulheres tiveram direito a voto. No dia 28 de outubro, a Santa Sé publicou o relatório de síntese. A segunda parte do Sínodo continuará em outubro de 2024. Entretanto, a Secretaria Geral do Sínodo da Sinodalidade informou que nestes meses será feito trabalho sobre alguns temas, como o “aprofundamento da investigação teológica e pastoral sobre o diaconato e, mais especificamente, sobre o acesso das mulheres ao diaconato”.
Neste artigo do A12, Padre Vidigal nos fala dos resultados do grande encontro realizado durante o mês de outubro no Vaticano.
O Papa Francisco aprovou uma Declaração que permite a bênção pastoral a casais em situação irregular em 18 de dezembro. A “Fiducia supplicans” foi publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé e também possibilita a bênção a casais formados por pessoas do mesmo sexo. Segundo a Declaração, diante do pedido de duas pessoas para serem abençoadas, mesmo que sua condição de casal seja “irregular”, será possível para o ministro ordenado consentir. Vale ressaltar que esse gesto de proximidade pastoral não contenha elementos minimamente semelhantes a um rito matrimonial.
No dia 24 de dezembro, o segundo vigário da catedral de Matagalpa, padre Jader Guido, foi preso durante 12 horas pelo governo da Nicarágua. Durante a missa o sacerdote pediu pelo seu bispo, dom Rolando Álvarez, bem como por todos os padres e religiosos da diocese. O bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, está preso desde 10 de fevereiro de 2023, quando o regime de Daniel Ortega, ex-líder guerrilheiro de esquerda que soma 30 anos no poder, condenou o bispo a mais de 26 anos de prisão, acusado injustamente de “traidor da pátria”.
Fonte: ACI Digital
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.