Na manhã desta sexta-feira (3), um grupo de 23 pessoas entre líderes e colaboradores do Santuário Nacional de Aparecida estiveram na sede da Fundação SOS Mata Atlântica, no Centro de Experimentos Florestais, em Itú (SP), local onde são realizadas pesquisas, estudos e o processo de recuperação de florestas.
Leia MaisSOS Mata Atlântica e Santuário de Aparecida em defesa do rio Paraíba do SulMaior plantio de árvores da história de Aparecida recupera fauna e flora da Mata AtlânticaA ação dá início a Semana do Meio Ambiente, que será realizada entre 6 e 10 de junho, quando agentes da SOS Mata Atlântica e colaboradores do Santuário realizarão ações de educação ambiental, sensibilização e engajamento da sociedade pela conservação nas áreas da mata, que estão na região de Aparecida, Guaratinguetá e Taubaté.
Foram apresentados dados da parceria da ONG ambiental com o Santuário, que desde 2016, trabalha para melhorias na restauração florestal, valorização de parques e reservas e água limpa desde as nascentes dos rios. Em 6 anos, na região de Aparecida, Guaratinguetá e Taubaté, 557 mil mudas plantadas. Dessas, quase 100 mil patrocinadas pelo Santuário Nacional.
Os integrantes do Santuário puderam aprender sobre o processo do reflorestamento, desde a organização e crescimento inicial das mudas, e o plantio foi feito pelos próprios colaboradores com a ajuda dos funcionários da SOS Mata Atlântica.
Além das ações de reflorestamento, será aberta no segundo semestre de 2022 a terceira edição do curso “Somos Mata Atlântica”, um e-book ensinando boas práticas socioambientais, e o projeto “Observando os Rios”, um monitoramento mensal da água do Rio Paraíba do Sul.
Em entrevista ao A12, Kelly De Marchi, coordenadora de educação ambiental da SOS Mata Atlântica, falou sobre a contribuição que a visitas como essa trazem para que a parceria com o Santuário seja sempre efetiva.
"O intuito dessa visita é que o colaborador possa conhecer na prática todo o trabalho realizado na região, que o processo inicial faz todo sentido lá na frente porque é isso que vai construir e perpetuar essa floresta na região de vocês.", disse.
Kelly reforça sobre a responsabilidade de cada pessoa em cuidar da natureza como um espaço nosso.
"As pessoas precisam ser pertencentes a esse bioma, esse espaço que é a Mata Atlântica, pois é quando a gente começa a conhecer com mais detalhes é que a gente realmente se importa de verdade, que é dessa área que vem a água que a gente consome, a qualidade de vida que temos, a biodiversidade e sua riqueza. Necessário é valorizar e cuidar dos parques, das reservas e de cada canto de natureza que está ao nosso redor.", completou.
O Irmão Carlos José da Cunha, C. Ss.R., ecônomo adjunto do Santuário Nacional de Aparecida, também ressaltou que a experiência em Itú enriquece a parceria com a ONG ambiental brasileira.
"O Santuário tem essa preocupação muito grande sobre o reflorestamento, por isso, temos a parceria com a SOS Mata Atlântica, e estamos aqui para ver na prática como as mudas são germinadas até chegarem no tempo do plantio. Esse é o processo de conscientização, a partir da experiência vivida aqui, para que a partir desse processo, o reflorestamento seja assim 100% certeiro.", concluiu.
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da recuperação da floresta, da valorização dos parques e reservas, de água limpa e da proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.
1/4
Jovens de Maria abordaram sobre essa parceria, assista!
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.