Com um povo fiel e revestido pela graça de Deus, foi inaugurado o Ano Jubilar para as celebrações dos 300 anos do Encontro da Imagem do Bom Jesus nas águas do Rio Tietê. O Santuário Bom Jesus de Pirapora, ao oeste da Grande São Paulo, esteve repleto de fiéis de várias regiões do país para também concluir um período de três anos de oração e reflexões em preparação ao Jubileu.
A Missa Solene na manhã desta terça-feira (6) foi presidida pelo bispo de Jundiaí (SP), Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, que ao A12 falou da alegria em celebrar um ano tão importante para o povo católico da região.
“O Senhor está no meio de nós, Ele habita em nós a partir do Seu Espírito, e assim, peregrinando na fé seguindo os passos do Mestre Jesus, vamos nos tornando um com Deus. A bondade e o amor do Senhor nos transforma, por isso caminhamos na Igreja, para sermos no mundo um sinal da presença amorosa, bondosa e misericordiosa de Deus”.
“O triênio veio preparar o coração das pessoas e o nosso também! Nós redentoristas, viemos para Pirapora, conhecemos esta devoção, o movimento do Santuário Bom Jesus. Assim, compreendemos a fé do povo que aqui nos visita, ou seja, nós todos fomos preparados. Nos organizamos para entender toda a história desde o encontro da imagem em 1725, e entendendo, fomos diluindo isso em três anos, em honra ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como este grande Amor de Deus que se manifesta em nós”.
Após a homilia, foi oficialmente aberto o Ano Jubilar em honra aos 300 anos da Devoção ao Bom Jesus, com o toque dos sinos do Santuário de Pirapora. O tema da grande celebração de 2025 será “Peregrinos do Amor”.
“E que este jubileu reanime a esperança. Ouvidos atentos a Palavra do Bom Jesus, filho amado do Pai! Que Nossa Senhora do Desterro nos proteja em nossa jornada, que a Cheia de Graça interceda para que sejamos revestidos por essa graça e continuemos a ser peregrinos do Amor. Aqui é um Santuário de peregrinação, e o que traz milhares de pessoas todos os anos aqui? O Amor de Deus, que brota do coração misericordioso de Jesus”, completou Dom Arnaldo.
Na segunda-feira (5) foi finalizada a Novena em preparação à Festa de Bom Jesus. O novenário da noite foi presidido pelo Padre Heliomarcos Ferraz, C.Ss.R., reitor da Comunidade Redentorista Santo Afonso, no Rio de Janeiro (RJ), que falou ao A12 do valor em encerrar esta Novena pedindo a intercessão de Maria.
“Como bons redentoristas, sempre encerramos nossas pregações falando de Maria, que nos indica o Caminho, Verdade e Vida que é Jesus! E aqui na novena em honra ao Bom Jesus, Ele se alegra muito em honrar a Sua Mãe que também é nossa!
Pedimos a Maria que nos ensine a viver como servidores fiéis ao Evangelho de Cristo! E revestidos pela graça de Deus que nos renova e nos guia aos caminhos de Deus! Nossa Senhora sempre nos ajudará a alcançar o Amor desse Bom Jesus”.
Padre Marcelo Magalhães, C.Ss.R., atual reitor do Santuário de Pirapora, disse da alegria em ver que a maioria dos fiéis esteve presente em todos os dias da novena.
“A partir de 2022 tivemos uma crescente peregrinação aqui. E neste ano tivemos uma participação maior ainda nos dois horários de Novena. A Igreja ficou tomada de peregrinos do Senhor Bom Jesus. Este triênio preparou o coração das pessoas para compreender este momento singular dos 300 anos do Encontro da Imagem. Fomos partilhando isso com a força da Trindade Santa que é o puro amor de Deus por nós”.
O tema da Novena que está sendo celebrada desde o dia 28 de julho nos recorda a figura de Deus Espírito Santo, com destaque à ação pastoral e tem como símbolo comemorativo o manto, sinal bíblico, para que possamos nos revestir da Graça de Deus.
Na Igreja e na liturgia, as coisas sacras são revestidas com o véu ou manto, símbolo de autoridade e proteção divina, “porque ele me vestiu com a salvação, cobriu-me com o manto da justiça” (Is 61,10).
A Novena ao Senhor Bom Jesus de Pirapora deste ano quer evidenciar a ação do Divino Espírito Santo nessa comunidade de fé desde o surgimento da devoção, seguida da construção da primeira capela à beira do rio, as romarias dos devotos ao longo dos séculos, culminando em todas as pastorais hoje existentes e olharmos a caminhada paroquial como uma ação viva e eficaz do Espírito Santo, que movimenta e age na Igreja.
“Nossas meditações serão iluminadas à luz do pensamento de Santo Afonso Maria de Ligório, que compôs uma belíssima Novena de Pentecostes. Os pregadores, ao longo da Novena, terão a oportunidade de dissertar a respeito da ação amorosa do Espírito Santo e dos inúmeros dons que Ele tem derramado nesta comunidade eclesial. A palavra-chave será sempre o Amor, conceito teológico que identifica a terceira Pessoa da Santíssima Trindade”, disse o Padre Marcelo.
Durante a novena foram refletidas diferentes virtudes do Amor (o que inflama, ilumina, que sacia nossa sede de Deus, orvalho que fecunda, que revigora, virtude que dá força, do Deus que mora em nossa alma, um tesouro valioso) além de pedirmos a intercessão da Virgem Maria, e com os momentos oracionais sendo presididos por missionários redentoristas.
Confira como foi a abertura do Ano Jubilar no Santuário Bom Jesus em Pirapora
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.