Notícias

Sagrada Família, após 144 anos, será concluída em 2026

A Basílica, em Barcelona na Espanha, é Patrimônio Mundial da Unesco desde 2005, antes mesmo de ser finalizada

Escrito por Guilherme Gomes

22 FEV 2023 - 16H43 (Atualizada em 23 FEV 2023 - 08H39)

Shutterstock

Leia MaisPela terceira vez na história, Campanha da Fraternidade aborda a fomeQuaresma nos convida ao encontro consigo, com Deus e com o outroMuitos que a visitam acreditam que ela está finalizada tamanha beleza, mas não. A Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha, ainda não foi finalizada.

A obra será concluída após 144 anos, em 2026, ano que marca o centenário de morte do arquiteto Antoni Gaudí.

Mas como nem tudo acontece de forma simples e rápida no local, um impasse com os moradores do entorno ainda deverá ser solucionado para conclusão do grandioso projeto do arquiteto espanhol.

A última etapa de construção da Sagrada Família é a fachada da Glória, que falará sobre a ressurreição e ascensão de Jesus.

O entrave para seguir com o projeto são os quarteirões do lado oposto da rua, onde mais de 3 mil domicílios, que abrigam aproximadamente 15 mil pessoas, precisarão ser demolidos para a construção de uma escadaria prevista no projeto atual.

Shutterstock
Shutterstock


Contra o despejo,
um grupo local de moradores entrou com uma ação argumentando que a escada nunca esteve nos planos originais de Gaudí, morto em 1926. Para entrar com a ação, os residentes do entorno se basearam em um memorando do governo de 1970, que usou a mesma afirmação como justificativa para a construção de um complexo de apartamentos no local.

O imbróglio pode atrasar a finalização do monumento, cujas obras começaram em 1882, e teve os projetos originais destruídos em um incêndio em 1930, durante a Guerra Civil Espanhola.

O trabalho de construção está sendo feito baseado em modelos de gesso do arquiteto, fotos, publicações de seus desenhos originais e em relatos de seus assistentes. A Basílica é Patrimônio Mundial da Unesco desde 2005, antes mesmo de ser finalizada.

O destino dos moradores deverá ser decidido pela Câmara Municipal de Barcelona até maio deste ano, segundo o site Euronews.

"Não há soluções mágicas aqui. Não achamos que, para terminar a Basílica, todos os prédios envolvidos devam ser demolidos. Mas também achamos que não é provável que todos os prédios sejam salvos", disse Janet Sanz, secretária de Mobilidade, Urbanismo e Ecologia de Barcelona.

.:: Dioceses se mobilizam no envio de doações para as vítimas das chuvas

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...