No dia 5 de junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e durante toda a semana diversas ações de conscientização são realizadas por organizações, entidades, escolas, pelo governo, comunidade e também por Igrejas.
A Igreja tem um posicionamento e uma presença ativa em ações relacionadas ao meio ambiente e ao cuidado com o futuro da criação.
Papa Francisco, por exemplo, tem em seu pontificado e magistério enraizada a figura de São Francisco de Assis, protetor dos animais e que mantinha uma relação muito próxima de cuidado com a natureza.
Leia MaisCNBB recebe a abertura oficial da Semana Laudato Si no BrasilSemana Laudato Si': Saiba como participar em sua comunidadeA primeira Carta Encíclica feita pelo Papa Francisco foi dedicada a ecologia, a Laudato Si’ apresenta pontos importantes que nós como cristãos deveríamos seguir, cuidando sempre da nossa ‘Casa Comum’, o planeta que Deus criou e que nós habitamos e temos como dever cuidar bem enquanto fazemos morada.
“Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos.
Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que geme e sofre as dores do parto. Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra. O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos”.
No último ano, a Campanha Junho Verde, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), motivada pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG), e ex-presidente da entidade, dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi aprovada pela Lei 14.393/2022.
O objetivo da Campanha Junho Verde é conscientizar e promover ações que mostram a importância da conservação dos ecossistemas naturais e todos os seres vivos, além do controle da poluição e degradação dos recursos naturais.
O bispo auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, motivou as paróquias e dioceses a mobilizarem iniciativas em suas comunidades.
“É responsabilidade de todos nós mobilizarmos as nossas comunidades, por isso, você, na sua paróquia, na sua diocese, fale com seu prefeito, com seu governador. A lei está aí para ser implementada com força, com criatividade. Mas você também pode mobilizar a sua comunidade, as Igrejas, as escolas, as universidades, o comércio, todo o povo de Deus para que juntos possamos nos responsabilizar pela educação ambiental e cuidar da casa comum”.
A responsabilidade de cuidar da Nossa Casa Comum, do Meio Ambiente é uma responsabilidade e um compromisso de todos.
arrow_forward Você participa de algum movimento ou de alguma atividade que está dentro dessas ações de cuidados com o meio ambiente? Deixe nos comentários pra gente saber!
Fonte: CNBB
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Tradições do Natal e a Idade Média
Descubra como tradições natalinas, como festas e decorações, nasceram na Idade Média e moldaram costumes que seguimos até hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.