A segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece de 28 de agosto a 2 de setembro, de forma presencial, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, que fica no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Leia MaisRevisão do Estatuto da CNBB será confirmada na 59ª Assembleia Geral Assembleia Geral da CNBB chega ao fim com balanço da etapa virtualA primeira etapa da Assembleia aconteceu de 25 a 29 de abril, de modo virtual. Foram cinco dias de reuniões pela plataforma Zoom, onde o tema central foi “Igreja Sinodal, Comunhão, Participação e Missão”, e a comemoração dos 70 anos da CNBB.
Nesta segunda etapa, para cumprir o que está no Estatuto da entidade e após o período da pandemia, o encontro acontece de forma presencial; para os participantes e jornalistas que vão atuar na cobertura direta do evento nós explicamos a dinâmica: todos os dias a reunião está dividida em duas etapas, o período da manhã acontece das 8h às 12h e na parte da tarde, das 14h às 17h.
A abertura acontece neste domingo (28), com a Santa Missa das 18h no Altar Central da Basílica, presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB e concelebrada por membros da presidência da entidade e os bispos que fazem parte do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep.
Participam do evento os cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, além dos bispos eméritos, administradores diocesanos, representantes de organismos e pastorais da Igreja, que também são convidados. A Igreja católica possui 478 bispos no Brasil, destes 321 estão em exercício e 157 já são bispos eméritos.
Quais os principais temas abordados na Assembleia?
O tema central trabalhado na 59ª Assembleia Geral da CNBB, está em sintonia com o processo do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco e com as celebrações dos 70 anos de criação da CNBB.
Os bispos também vão trabalhar propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que será consolidada na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em 2023.
Vamos listar para você assuntos importantes que poderão impactar na ação evangelizadora na Igreja no Brasil, a partir das decisões tomadas neste encontro.
Novo estatuto da CNBB
"Na fase on-line da 59ª Assembleia Geral foi apresentado o texto já pronto, e a partir daí muitas outras contribuições vieram e agora na fase presencial da Assembleia nós vamos aprovar", disse Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto (SP) e responsável pela Comissão redatora das novas normas.
O A12 detalhou para você estas mudanças. Confira neste link.
Também passará por votação na Assembleia, uma renovação na tradução do livro utilizado para a celebração da Santa Missa. As alterações serão apenas nos textos, na etapa on-line da Assembleia foi feita uma consulta aos Bispos quanto às Orações Eucarísticas e Orações sobre o Povo que ainda receberam algumas sugestões de mudanças e melhorias nos textos para que seja votado.
.:: Neste post, você confere detalhes de todo o processo de tradução do Missal Romano.
Ministério do Catequista
Um texto a respeito dos critérios para instituir o Ministério do Catequista será votado na Assembleia. Após a validação, será montada uma espécie de roteiro para cada Diocese.
O Papa Francisco neste ano determinou que o catequista é um ministro evangelizador e que são responsáveis na Igreja local pelo anúncio e transmissão da fé desempenhando e dividindo este papel com os ministros ordenados e sob sua orientação.
Neste vídeo, Dom José Antônio Peruzzo, presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética orienta que o documento tem instruções que poderão ser colocadas em prática na vida comunitária.
Na iniciação à vida Cristã, a Bíblia tem que estar no Centro, ser uma grande protagonista nas motivações e inspirações para os projetos de evangelização em nossa Igreja.
A iniciativa obedece ao que foi proposto pelo Papa emérito Bento XVI em sua exortação Verbum Domini, em 2012, onde o Santo Padre enfatiza que a própria Igreja em sua natureza se alegra pela Palavra em todos os seus projetos.
.:: O A12 te explica sobre a importância da votação desse texto para nossa realidade Cristã
Durante a Assembleia a assessoria de comunicação da CNBB organizará uma coletiva de imprensa, às 15h horas, onde os jornalistas credenciados previamente poderão participar. A coletiva contará com dois bispos indicados pela presidência da CNBB para apresentar os assuntos e desdobramentos das reuniões realizadas pelo episcopado.
O Portal A12 vai realizar a cobertura do evento e você pode conferir o conteúdo na página a12.com/cnbb. Os portais e as redes sociais da CNBB também vão exibir os principais temas abordados nas sessões, além dos boletins diários.
As coletivas poderão ser acompanhadas ao vivo pelo Portal A12 e redes sociais da CNBB. Já às celebrações, às 18h pelo Aparecida Ao Vivo e TV Aparecida.
Fonte: CNBB
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
7 lições do Papa para o Jubileu na benção Urbi et Orbi
Papa destaca Jesus como a Porta Santa da Paz, convidando a todos a vivenciar o Jubileu vencendo as divisões.
7 agendas de Aparecida para te acompanhar em 2025!
Leve um pedacinho do Santuário Nacional e a Mãe aAparecida em seus planejamentos, sonhos e organizações!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.