Neste sábado (20) o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebeu a Romaria da Família Salesiana. A Santa Missa das 12h foi presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, Dom Orlando Brandes, no Altar Central do Santuário e contou com a presença das diversas comunidades salesianas do Estado de São Paulo. Aproximadamente 4.500 pessoas participam dessa romaria. Leia MaisPapa recorda Dom Bosco Conheça a história de Dom Bosco, santo dedicado aos jovens
O padre Agnaldo Soares de Lima, sacerdote da Ordem Salesiana de Dom Bosco, explicou o que a romaria representa para a Família Salesiana:
“Dom Bosco dizia para nós que Maria foi quem tudo fez, ou seja, ele atribui que toda obra salesiana foi a ação de Nossa Senhora na vida dele, na vida da congregação. Então, sempre que podemos estar próximos à Mãe creio que seja pensar na continuidade”, contou.
Para padre Agnaldo se Maria tudo fez no início, os salesianos precisam que Ela continue realizando a sua obra. “Sendo para nós Mãe, Mestra, Cuidadora e que nos ajude a levar adiante o carisma salesiano no trabalho com a juventude”, afirmou.
Durante a homilia, o arcebispo Dom Orlando ressaltou que o tema escolhido para a romaria dos salesianos “Nossa Senhora Educadora” traz a recordação do que disse certa vez o papa Bento XVI.
“Neste altar Bento XVI disse assim ‘permanecei na escola de Maria’, parabenizo vocês salesianos que hoje nos trazem essa recordação sobre a devoção à Maria Educadora. Em primeiro lugar educadora de Jesus, pois quem ensinou Jesus a ser humano foi Nossa Senhora.
Por meio da humanidade de Maria, Ele amou a humanidade inteira. Por isso, só podemos agradecer por essa grande lição que Ela nos dá de transformar-nos também em pessoas mais humanas, por que evangelizar é também humanizar”, disse.
O arcebispo lembrou também a figura de Dom Bosco, fundador da Ordem Salesiana. “Foi um grandíssimo humanizador, através da amabilidade que vem através de Jesus”.
Ensinamento de Dom Bosco
Padre Aguinaldo destacou um ensinamento de Dom Bosco para ser levado adiante:
“Dom Bosco diz que em todo jovem, mesmo no mais rebelde, há sempre um ponto acessível ao bem e nossa missão é descobrir essa corda sensível do coração. Sei que hoje a sociedade olha com muita desconfiança para os jovens e adolescentes, mas acredito que a gente precisa olhar para eles sempre com amor e esperança, porque eles são capazes de transformar a própria vida e a sociedade, porém eles precisam de apoio”, finalizou.
Saiba mais sobre os salesianos aqui
Das raízes a Belém: a história por trás da Genealogia de Jesus
O Padre Inácio de Medeiros, C.Ss.R., explica a importância da genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus e seu cumprimento das profecias messiânicas.
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Compreenda o real sentido do Natal
Livro da Editora Santuário traz a verdadeira essência em que devemos viver o Natal!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.