Notícias

Santuário Nacional recebe Romaria da Diocese de Luziânia (GO)

A romaria reúne cerca de 800 pessoas

Escrito por Letícia Dias

30 JUL 2022 - 14H00 (Atualizada em 01 AGO 2022 - 08H04)

Leticia Dias

Neste sábado (30), o Santuário Nacional recebe a Romaria da Diocese de Luziânia, do estado de Goiás. A Santa Missa das 12h, no Altar Central, foi presidida por Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo da diocese e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB e contou com a participação de cerca de 800 romeiros, que se deslocaram de suas cidades para ir à Aparecida (SP). 
Leia Mais11ª Romaria do Pe. Vítor chega ao fim com convite para uma vida missionária Romaria da Arquidiocese de Niterói acontece neste sábado (16)

Ivone Scartezini, da cidade de Cristalina (GO), disse que todos os anos essa romaria é como uma missão: 

Vir à Casa da Mãe é maravilhoso, não existem palavras para descrever quão grande é essa alegria! Agradecemos muito a oportunidade de estar aqui com o nosso bispo e com toda a Diocese de Luziânia”, afirmou.

Leticia Dias
Leticia Dias


Durante a homilia, Dom Waldemar recordou aos fieis leigos, religiosos, padres e diáconos presentes, que os motivos dessa romaria são também o agradecimento e o redobrar forças na Casa da Mãe de Jesus e nossa Mãe. Acerca da liturgia da Palavra de hoje o bispo comentou sobre um duplo relato de rejeição aos profetas:

No livro do Profeta Jeremias, na primeira leitura, ouvimos como sacerdotes e profetas dirigem -se a todo o povo dizendo: ‘Este homem julgado o réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com vossos ouvidos’ (Jr 26, 11). No Evangelho, Mt 14, 1-12, o segundo profeta rejeitado é João Batista, o precursor de Jesus”.

De acordo com Dom Waldemar “a rejeição aos profetas, na verdade, é uma oposição a Palavra de Deus, Palavra que eles comunicam, Palavra que convida, mas convoca à conversão”. Jeremias diz 'agora, portanto tratai de emendar vossa vida e as obras. Ouvi a voz do senhor, vosso Deus, ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós' (Jr 26,13)".

No caso de João Batista, o chamado a conversão é dirigido diretamente ao governador Herodes. ‘Não te é permitido ter Herodíades, a mulher do teu irmão Felipe, por esposa’. Por isso Herodes mandou matar João”, explicou.

O bispo afirmou ainda em sua homilia, que anular a voz dos profetas não significa calar a voz de Deus, muito menos anular a Palavra Dele.

“As recusas aos profetas Jeremias e João Batista são exemplos, eles nos indicam que o próprio Jesus, Palavra eterna do Pai, será rejeitado. Jesus soube muito bem interpretar essa realidade e, por isso, anunciava que em um dado momento de sua vida sofreria uma oposição radical... e ao terceiro dia ressuscitaria”, falou.

Para Dom Waldemar cabe a cada um de nós dar testemunho dessa verdade apresentada, da luz que nos ilumina e ter disposição para seguir Jesus.

“A profecia de Deus continua sendo suplicada quando rezamos 'Venha a nós o Vosso Reino', continua sendo um chamado à conversão.... Peçamos a Virgem Maria, que reaprendamos o caminho da acolhida da Palavra de Deus, caminho de diálogo, na busca constante e paciente da verdade. Sejamos peregrinos na docilidade ao Cristo, na fraternidade e da paz”, concluiu.

Veja a Santa Missa na íntegra:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...