A Secretaria Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) está em intenso trabalho para organizar 1º Congresso Nacional do movimento, que acontece no Santuário Nacional de Aparecida entre hoje (27) e domingo, 29 de setembro.
Foram realizadas mais de 800 inscrições, entre crianças, adolescentes, assessores e famílias que participam da Obra em todo o Brasil e de países próximos. O encontro será realizado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida e tem como objetivo promover a integração entre os participantes, fortalecer o protagonismo dos jovens integrantes, criando laços de fé e solidariedade.
A programação completa está neste link no site das Pontifícias Obras Missionárias (POM).
Para que a experiência seja ainda mais missionária, os participantes serão acolhidos nas famílias das paróquias da Arquidiocese de Aparecida. A proposta é realizar atividades abertas para todos durante a tarde do sábado, 28 de setembro, sendo um espaço de integração entre os integrantes do congresso e as famílias das comunidades locais.
Comunhão e participação
O tema da primeira edição do Congresso será “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt. 22,9). Os participantes terão a oportunidade de acompanhar diversas atividades educativas e religiosas, incluindo palestras, workshops e momentos oracionais. Para os assessores, o evento será uma oportunidade para troca de experiências, podendo ampliar as atividades junto às crianças nas ações missionárias.
“Nós esperamos a todos vocês com muito entusiasmo para vivenciar esse momento lindo de comunhão e participação de todas as forças missionárias das Obras Pontifícias. Venham e participem conosco com grande alegria. Traga na sua bagagem muita disposição e, acima de tudo, o desejo de partilhar o amor de Jesus a todos”, ressalta a irmã Antonia Vânia de Sousa, secretária nacional da IAM.
O que é a IAM?
A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é um estilo de vida, um jeito especial de ser durante todos os dias da semana, assumido junto ao grupo. Participam desta Obra, crianças e adolescentes que se identificam com o carisma “Criança e adolescente rezando e ajudando crianças e adolescentes”.
Por meio do olhar atento às realidades universais, os missionários agem em suas realidades locais como protagonistas da missão. Os grupos da IAM são formados por até 12 crianças ou adolescentes. Esses grupos são organizados por proximidade de faixas etárias.
Terão o acompanhamento de um assessor adulto. As crianças ou adolescentes, além de escolher uma equipe de coordenação para dinamizar os encontros, farão a distribuição dos compromissos necessários para o bom andamento do grupo.
A IAM tem uma metodologia própria com o objetivo de motivar as crianças e adolescentes a refletir sobre as realidades encontradas desde o âmbito local até além-fronteiras. Para isso, a Obra acontece por meio de encontros semanais para refletir um Tema Gerador, escolhido pelo grupo, dentro de quatro encontros que refletem a realidade, a espiritualidade, o compromisso e a vida de grupo.
Dom Maurício e Irmã Regina falam sobre a Infância e Adolescência Missionária
Fonte: POM/CNBB
Evangelho mostra que Deus se manifesta em toda a humanidade
São Mateus narra a adoração dos magos ao Rei prometido por Deus para salvar a todos.
Virgínia Germann, o tocar dos dedos que traduzia a fé
Com deficiência visual, Virgínia foi leitora no Santuário Nacional por mais de 20 anos
Jubileu de Esperança: seja um peregrino a caminho da renovação espiritual
Nossa Senhora é guia dos cristãos nas jornadas de fé durante o Ano Santo de 2025.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.