No dia 27 de abril de 2014, em Santa Missa presidida pelo Papa Francisco com a participação do emérito Bento XVI, os Papas João Paulo II e João XXIII foram canonizados e se tornaram Santos da Igreja Católica. Na época, para mais de 500 mil pessoas na Praça de São Pedro, Francisco falou em sua homilia o que os dois Santos representam para nossa fé:
Leia MaisSão João Paulo II: o Santo que viveu em nossos diasPapa Francisco recorda os 40 anos do atentado a São João Paulo II“São João XXIII e São João Paulo II tiveram a coragem de contemplar as feridas de Jesus, tocar as suas mãos chagadas e o seu lado trespassado. Não tiveram vergonha da carne de Cristo, não se escandalizaram d’Ele, da sua cruz; não tiveram vergonha da carne do irmão (cf. Is 58, 7), porque em cada pessoa atribulada viam Jesus. Foram dois homens corajosos, cheios da paresia do Espírito Santo, e deram testemunho da bondade de Deus, da sua misericórdia, à Igreja e ao mundo."
João XXIII
Angelo Giuseppe Roncalli foi cardeal de Veneza na Itália, e eleito papa em 28 de outubro de 1958, aos 77 anos. Sua grande obra foi o Concílio Vaticano II, que reuniu por três anos (1963-1965) cerca de 2600 bispos do mundo todo em Roma, quando foram discutidas medidas para uma renovação e adaptação da Igreja Católica às chamadas questões modernas. João XXIII faleceu no meio do Concílio, em 3 de junho de 1963, e foi substituído por Paulo VI.
Era um pontífice simples, alegre e brincalhão. Uma vez, fazendo uma visita a uma paróquia romana, ouviu uma senhora dizer:
“Nossa, como ele é gordo!”; ao que simplesmente lhe respondeu: “Minha senhora, o conclave não é um concurso de beleza”.
João Paulo II
O polonês Karol Jósef Wojtyła, já como Arcebispo da Cracóvia, participou ativamente do Concílio Vaticano II, e no dia 26 de junho de 1967, o então Papa Paulo VI o elevava à dignidade de Cardeal. Após a morte repentina do Papa João Paulo I, na tarde de 16 de outubro de 1978, Wojtyła era eleito Papa e adotou o nome de João Paulo II.
Em um dos papados mais longevos da história, durante quase 27 anos João Paulo II mostrou sua personalidade carismática, dedicando seu ministério ao ensinar a Igreja a viver a santidade todos os dias, sempre levando em conta os valores da fé, baseada na tradição recebida de Cristo e dos Apóstolos.
João Paulo II afirmou-se imediatamente pela grande capacidade comunicativa e pelo estilo pastoral fora do comum. A têmpera e o vigor de uma idade relativamente jovem permitiram que empreendesse uma atividade intensa, ritmada sobretudo pelo número de viagens: foram 104 internacionais e 146 na Itália, com 129 países visitados nos cinco continentes.
Entre seus feitos, criou a Jornada Mundial da Juventude em 1986, assinou 14 Encíclicas, 15 Exortações Apostólicas, 11 Constituições Apostólicas e 45 Cartas Apostólicas, além de ter beatificado 1345 pessoas e canonizado 483 santos. Demonstrou a pura misericórdia de Deus ao perdoar o turco Ali Agca, autor do atentado que sofreu em 13 de maio de 1981.
Durante o seu pontificado, enfrentou algumas enfermidades, entre elas o mal de Parkinson, mas sempre suportando a enfermidade com paciência e serenidade. No dia 2 de abril de 2005, véspera do Domingo da Misericórdia, aos 84 anos, Wojtyła foi chamado por Cristo para a eternidade.
Após a canonização de São João XXIII e São João Paulo II, a Igreja Católica tem 80 pontífices que se tornaram Santos.
Confira a mensagem de Dom Orlando Brandes sobre São João XXIII
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.