Leia MaisPapa Francisco liga para o presidente da UcrâniaPapa vai à Embaixada Russa e mostra preocupação quanto a Guerra na Ucrânia
As imagens que o mundo vê nos últimos dias da Ucrânia são lamentáveis e tristes. Desde a invasão da Rússia ao país do leste europeu, as cenas de guerra geram aflição e medo. Apesar do cenário, a fé se transforma em um caminho de esperança para a população local, visto que São Miguel Arcanjo tem presença marcante na Ucrânia.
A devoção ao Arcanjo é grande. Acredita-se que os ucranianos confiaram a sua proteção ao “Príncipe da Milícia Celeste” desde a fundação de Kiev, capital do país, no ano de 882. A história diz que era comum os antepassados recorrerem aos santos de lutas e batalhas, como São Miguel e São Jorge, por exemplo, como fonte de devoção.
Nos prédios públicos de Kiev é comum ver a bandeira da cidade hasteada nas fachadas. E o Arcanjo marca presença protegendo esses locais. São Miguel aparece no fundo azul da bandeira com túnica branca e capa vermelha segurando uma espada na mão direita e um escudo com a cruz na mão esquerda.
Durante as imagens que correm da guerra mundo a fora, é comum ver a Praça da Independência de Kiev. Símbolo da independência do país, conquistada em 1991, a praça tem uma estátua de São Miguel Arcanjo instalada no alto de um portal, o Portão Liadski.
A praça e a estátua do Arcanjo viraram cartões-postais da capital ucraniana. Infelizmente, hoje, o local está sob a ótica da guerra que assola o país.
Catedral
Outra demonstração de fé ao Santo é a catedral dedicada a ele. A igreja pintada de azul e com cúpula dourada é a sede da Igreja Ortodoxa Ucraniana.
O local, que também abriga um mosteiro, foi completamente destruído pelos soviéticos na década de 1930. Depois que conquistou sua independência, a Ucrânia reconstruiu o mosteiro e entregue aos fiéis em 1999.
Como a mensagem do Papa chega até você?
Saiba como a mensagem do Papa Francisco é transmitida do Vaticano até a sua comunidade, unindo tecnologia e evangelização pessoal.
Caminhão da Amazônia: a missão do Projeto AMA
O projeto permitiu visitas a comunidades isoladas, simbolizando esperança e transformação.
Por que os calendários litúrgico e civil são diferentes?
A partir deste domingo, vamos celebrar o Ano Litúrgico C, do Evangelho de São Lucas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.