Notícias

São Pedro Julião: Eucaristia como centro da vida

Conheça a história de São Pedro Julião, fundador dos Sacramentinos e exemplo de vida aos cristãos

Escrito por Isabela Araujo

02 AGO 2022 - 09H54 (Atualizada em 02 AGO 2022 - 12H00)

Reprodução/ Templário de Maria
Leia MaisCasa de Maria, lugar de graças e louvores ao Santíssimo SacramentoPodemos adorar o Santíssimo Sacramento fora da Santa Missa?

Hoje, dia 02 de agosto, é celebrada a memória de São Pedro Julião, fundador da Congregação dos Padres do Santíssimo Sacramento e da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, em 13 de maio de 1856.

De acordo com a Organização Sacramentinas Taubaté, fundada também pelo Santo, no primeiro encontro com o Beato Papa Pio IX, em 1858, São Pedro Julião ouviu dele: Estou convencido de que sua obra vem de Deus e a Igreja dela necessita”.

Desde pequeno, a mãe do beato o levava diariamente para ter a benção eucarística. Ainda criança, deu voz à sua vocação religiosa e sacerdotal, permanecendo em casa nos anos seguintes apenas para ajudar seu pai no trabalho, por conta das despesas da casa, mas focado no estudo do latim e com a certeza da sua missão em ser sacerdote.

Reprodução/ Arquidiocese de São Paulo
Reprodução/ Arquidiocese de São Paulo

Aos 23 anos, São Pedro Julião enfim tornou-se sacerdote e sua paixão pela Eucaristia transbordava e era levada adiante e com fervor pelo servo de Deus, por isso ficou conhecido como Apóstolo da Eucaristia.

Além de fundar as duas Congregações, ele também se comprometeu com o apostolado, por meio da pregação, da direção espiritual e da obra das Primeiras Comunhões de adultos e jovens operários.

“O culto solene à exposição do Santíssimo é necessário para despertar a fé, adormecida em tantos homens honestos. (...) A sociedade morre quando não tiver mais um centro de verdade e de caridade e tampouco vida em família. Muitos se isolam, se concentram em si mesmo, querem ser autossuficientes. Assim, a dissolução é iminente! Ao contrário, a sociedade renasce com vigor quando todos os seus membros se reúnem em torno do Emanuel” - Padre Pedro Julião no texto ‘Le Trés Saint Sacrement’.

São Pedro Julião é um exemplo de vida dedicada ao Senhor e evidencia a importância, necessidade e poder que cada cristão tem dentro de si para levar a palavra de Deus adiante. A Eucaristia deve ser o centro da vida e o Santíssimo Sacramento deve ser a direção.


Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet

4 reflexões de São Pedro Julião sobre a Eucaristia que são verdadeiros ensinamentos

  •  “A Eucaristia deve incendiar o mundo inteiro e os incendiários deste fogo Eucarístico são todos que amam Jesus”;
  • “A Eucaristia é a suprema manifestação do amor de Jesus: depois dela nada há mais, senão o céu”;
  • “Se não amam a Nosso Senhor na Eucaristia, é porque não O conhecem bastante”;
  • “Querendo unir-se a cada uma das nossas almas, (Jesus) instituiu a Eucaristia, onde, diariamente, se celebram suas bodas com a alma cristã”.

Orações para Comunhão na Missa de São Pedro Julião Eymard

Antífona da Comunhão

"Os povos da terra comeram e adoraram, e todos os homens prostrar-se-ão diante Dele;
minh’alma para Ele viverá e minha posteridade servi-Lo-á ."

Depois da Comunhão

"Aceitai, propício, Senhor, na festa de São Pedro Julião Eymard,

As ações de graças que Vos oferecemos pelos dons recebidos e concedei-nos

Que, confortados pelo Pão celestial, dele tiremos frutos abundantes.

Vós que sois Deus…"


Assista a entrevista ao Portal A12 com o Padre Rodrigo Arnoso sobre como os católicos podem celebrar e viver a Eucaristia juntos de Maria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...