Neste mês dedicado às vocações, a Igreja Católica no Brasil celebra a Semana Nacional da Família, que teve início no último domingo (14), e que acontece até dia 20 de agosto. A série de encontros idealizados pela Pastoral Familiar completou 30 anos evangelizando os grupos familiares em todo o país.
Leia MaisQual o valor da família para Deus?Vocação Familiar: Cuidado, paciência e amorO tema proposto para este ano é “Amor Familiar, vocação e caminho de santidade”, em sintonia com o 10º Encontro Mundial das Famílias convocado pelo Papa Francisco e o 16º Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o final de agosto em Governador Celso Ramos (SC) .
“É tempo favorável para comemorar, celebrar e agradecer a Deus por esta caminhada e história tão bonita e profunda que mudou o rosto da Pastoral Familiar em todo o Brasil. Os agentes da Pastoral Familiar se dedicam de corpo e alma, mas os frutos são espirituais, graças abundantes que Deus distribui graças ao amor, carinho e dedicação de cada agente da Pastoral Familiar, cada casal, por cada família conquistada neste período”, destacou Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Neste vídeo, Dom Hoepers parabeniza a Pastoral Familiar pelos 30 anos da Semana Nacional
Para o Padre Crispim Guimarães, Secretário Executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar também celebra a data simbólica para as famílias do Brasil.
“Nós somos gratos a Deus por esses 30 anos, por essa inspiração que veio do coração de Jesus para fazer com que todo o Brasil celebre um grande retiro popular através da Semana Nacional da Família. Agradecemos a todas as familias que trabalham para que este retiro chegue às casas, ruas e comunidades”.
Luciano Santos, coordenador da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Aparecida, convida a todos a participarem desta semana.
Relevante na sociedade
De acordo com Luiz e Khátia Stolf, casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, nos últimos anos a Semana acabou atingindo outros públicos em escolas, associações e até nas Câmaras de vereadores. “Cabe lembrar que em muitos lugares a Semana Nacional da Família tem sido objeto de projetos de lei em que a data passa a ser reconhecida e fazer parte do calendário de eventos do município”, explicou Luiz.
Iniciada em São Paulo na década de 1970, a Semana da Família foi alcançando outros estados até o início dos anos 90. Em 1992, a CNBB aprovou a celebração em âmbito nacional. Assim, a Semana Nacional da Família está inserida no contexto do Mês Vocacional.
Para orar e refletir sobre o tema geral, as paróquias em todo o Brasil estão seguindo o livreto “Hora da Família”. O material têm encontros para cada dia da semana e com dicas para preparar este momento, inclusive com a participação das crianças.
Confira os temas propostos para este ano:
1º Encontro – “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”
2º Encontro – “Felizes os mansos, porque possuirão a terra”
3º Encontro – “Felizes os que choram, porque serão consolados”
4º Encontro – “Felizes as famílias misericordiosas, com fome e sede de justiça”
5º Encontro – “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”
6º Encontro – “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”
7º Encontro – “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!”
:: Pai, o condutor da fé na vida de seus filhos
Fonte: CNBB
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.