O tema da campanha é “Fraternidade e fome”, e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), sendo a terceira oportunidade em que a fome é tratada pela Igreja no Brasil. A primeira foi em 1975 e a segunda em 1985.
Como mais uma etapa de preparação para a Campanha, a CNBB vai promover de 24 a 28 de outubro, um curso gratuito que tratará dos pontos principais da CF 2023, é gratuito e terá emissão de certificado.
A formação será dividida em cinco vídeo aulas, sempre às 18h no YouTube da Edições CNBB e as inscrições podem ser feitas no site oficial da Edições CNBB.
Na segunda-feira, dia 24 de outubro, a introdução do curso será ministrada pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, que faz o convite para todos nesse vídeo.
O curso visa capacitar agentes da Campanha, para que lideranças sejam preparadas para que o tema e o lema sejam desenvolvidos em cada realidade através de uma reflexão fundamentada na realidade e na Palavra de Deus, em vista da ação eclesial sociotransformadora.
“São cinco vídeos aulas curtinhas para que todos possam se familiarizar com a reflexão sobre a fome, como propõe a Campanha da Fraternidade 2023. Eu desejo que todos aproveitem esse conteúdo, assistam, participem e se preparem para esse momento de graça que é Campanha da Fraternidade”, ressaltou o assessor para o Setor de Campanhas da CNBB, Padre Jean Paul.
De 2020 para 2022, o número de brasileiros que convivem com a fome quase duplicou, indo de 19,1 milhões para 33,1 milhões, de acordo com pesquisa divulgada pela Rede PENSSAN. Por isso, debater e se conscientizar em relação ao tema é tão importante.
Em cada formação, será oferecida uma reflexão sobre a temática da fome sob as óticas dos dados atualizados sobre a realidade, à luz da fé e da doutrina da Igreja e na perspectiva da ação pastoral para o enfrentamento do problema.
Texto-Base
No documento, disponível no site da Edições CNBB , os Bispos do Brasil chamam a atenção que “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma”. O convite, portanto, é para “viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social”.
São quatro capítulos distribuídos em 100 páginas, onde o leitor encontrará a oração, os objetivos gerais e específicos, além da letra do hino da CF 2023, apresentando uma série de ações que podem ser feitas nas comunidades eclesiais para melhor planejar e organizar iniciativas ligadas à Campanha, e também sugestões de documentários, filmes, músicas e poesias sobre o tema para inspirar a ação pastoral.
Melodia vencedora do hino oficial
A Secretaria Geral da Conferência escolheu a melodia vencedora do concurso do hino da Campanha. Gabriel Belisario, de 23 anos, da Diocese de Guarapuava (PR), foi o autor da melodia que animará as reflexões durante a Quaresma do próximo ano.
O áudio da música será divulgado em breve pela Edições CNBB. Antes, serão feitos os processos de gravação e mixagem deste material. 30 melodias concorreram, e tiveram a triagem pelo Setor Música Litúrgica da Comissão para a Liturgia da CNBB, destas, foram selecionadas 18 canções.
Depois de uma nova avaliação pela comissão, foram eleitas quatro melodias, dentre as quais foi escolhida a melodia vencedora.
"Ao compor a música, segui as orientações do concurso e busquei deixá-la simples e acessível aos ouvidos de quem a escutará, com melodia e ritmo fluentes, realçando bem o sentido da letra, e pensando na finalidade de suscitar e provocar o sentimento de adesão ao compromisso proposto por esta Campanha”, afirmou o autor da melodia.
Continue acompanhando a questão da fome no Brasil
Fonte: CNBB
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.