Desde a última semana, o mundo acompanha os incêndios devastadores que estão atingindo diversas regiões da Califórnia. Ventos fortes dificultam o trabalho dos bombeiros na contenção do fogo, além de espalhar a fumaça e comprometer ainda mais a qualidade do ar.
Milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas sem saber se vão encontrá-las quando retornarem. As autoridades declaram estado de emergência e, além do trabalho de mais de 8 mil bombeiros, voluntários também ajudam no acolhimento das famílias que não têm para onde ir.
Diante de grandes tragédias como esta, é comum que nossos corações fiquem aflitos pensando nos irmãos que são atingidos, ou se existe um motivo para o que está acontecendo, e até mesmo pensando em como podemos ajudar, mesmo estando longe.
O arcebispo de Los Angeles, dom José Gomez, afirmou que “não há resposta fácil diante desta imensa tragédia, mas isso não significa que não existam respostas”. Ele ainda convidou a todos para “ser o instrumento por meio do qual Deus mostra seu amor, compaixão e cuidado para com aqueles que sofrem”.
Seguindo as palavras do arcebispo e também tudo o que nos diz o Evangelho, sobre ajudar o próximo, o que nós como cristãos podemos fazer em situações como essas? Leia MaisOração para a hora do sofrimento
Para começar, se você mora no local (ou próximo) da tragédia e consegue ajudar de forma prática, como acolher pessoas, alimentar, dar água, abrigo, palavras de conforto, e até mesmo organizar doações para que seja possível atender o máximo de pessoas que conseguir, este é um ótimo passo.
É preciso lembrar também de seguir orientações das autoridades, como ficar em alerta caso o local que você esteja também precise ser evacuado, preparar kits de emergências, rotas de fuga, uso de máscara e também se atentar a medidas de primeiros socorros caso seja necessário.
O “pós-tragédia” também requer sua ajuda. Se for possível, participe de ações que reúnam doações, que ajudem a reconstruir e que deem apoio emocional e espiritual para os que precisam de um recomeço.
Agora se você faz parte da população que felizmente hoje vive longe da tragédia, mas que se preocupa e quer ajudar, você pode seguir algumas dessas orientações que separamos abaixo:
Faça uma oração: Reze pelos irmãos que sofrem com a tragédia, pelos bombeiros e voluntários que trabalham para ajudar as vítimas e também pela Terra, pois além das pessoas, o meio ambiente sofre com esse tipo de tragédia e todos sofrem as consequências.
Faça uma doação: Contribua com alimentos, roupas ou recursos para organizações de ajuda humanitária, como a Cáritas.
Não perca a fé: Costumamos desanimar quando vemos que a situação parece não ter fim, ou parece estar longe de ser contida, mas é justamente aí que devemos ter esperança e reafirmar nossa fé em Deus.
Reflita sobre o cuidado com a criação: É sempre necessário pensar nos motivos que ocasionaram os incêndios, enchentes, deslizamentos, furacões, entre outros desastres naturais. Repensar nossas atitudes e participar de campanhas de conscientização com cuidado com a Casa Comum, são de extrema importância para que situações como essas sejam evitadas ou até mesmo, previstas por equipes especializadas.
Essas são algumas dicas de como você como cristão pode fazer sua parte e ajudar um irmão que sofre, mesmo de longe.
Que a chama da fraternidade, caridade e esperança nunca apague em nossos corações e que possamos sempre unir nossa fé com ações práticas que levem a ajuda e a Palavra de Deus, mesmo em tempos de calamidade.
Fonte: Vatican News
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
O que é a COP 30? Aprenda com a cartilha da REPAM
Rede Eclesiam Pan-Amazônica traz conteúdo didático sobre evento de mudanças climáticas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.