Leia MaisBispos do Regional Sul 1 da CNBB realizam sua 85ª Assembleia“Família, fonte de vocações” é o tema escolhido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para a Semana Nacional da Família 2023, que começa neste domingo (13) e segue até o dia 19 de agosto.
O tema está em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, que está sendo celebrado até novembro deste ano com a intenção de promover a reflexão, a oração e a promoção das vocações no país.
Em entrevista à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o secretário executivo da Comissão Nacional, Padre Crispim Guimarães, disse acreditar que é nas famílias que as vocações precisam ser trabalhadas.
"E se existe um lugar privilegiado de valorização e descoberta da vocação, ele se chama família. Por isso, Família, fonte de vocações, é nela que as vocações precisam ser trabalhadas, isto é, cada família deve proporcionar para que seus membros descubram aquele chamado que Deus, no seu infinito amor, colocou no íntimo de cada coração e que é a única possibilidade de vida feliz. Quem não descobre sua vocação não terá um coração alegre e realizado!", disse.
Durante a Semana Nacional da Família são promovidas diversas atividades em todo o país, a partir da criatividade pastoral e da realidade de grupos, famílias, comunidades e dioceses.
"É muito bom poder nos encontrar de novo para celebrar a Semana Nacional da Família. A cada ano uma experiência diferente e com muita criatividade vivenciada em nossas comunidades. Como estamos no Ano Vocacional entendemos que a Família é a fonte de todas as vocações.
Neste tempo em que vivemos o Sínodo, todos somos chamados à comunhão, participação e missão. No seio familiar, Igreja doméstica, com suas alegrias e tristezas, com seus dons e suas fragilidades, Deus chama as diferentes vocações para servir a Igreja, na multiplicidade de carismas a serviço da missão. Quanto mais nossas famílias compreenderem a importância de cultivar dentro dos lares os valores cristãos, mais veremos surgir vocações para servir toda a Igreja", disse Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB.
As coordenações regionais e locais da Pastoral Familiar, paróquias e comunidades de todo o país já podem organizar os preparativos para celebrar este momento tão especial, oferecendo o subsídio Hora da Família Especial . A Semana Nacional da Família está dividida em sete encontros e uma celebração específica para o Dia dos pais. Cada um conta com dicas para preparar este momento, inclusive com a participação das crianças. O material pode ser adquirido na loja virtual: clique aqui!
O presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom Bruno Elizeu Versari, convida a todos a participarem da Semana da Família
Fonte: CNBB
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.