Notícias

"Um Certo Galileu" completa 50 anos e ganha nova versão

A nova versão conta com a voz de diversos cantores católicos

Escrito por Redação A12

04 ABR 2025 - 07H00

Juliene Barros/ Reprodução Paulinas

Para celebrar cinco décadas da música “Um Certo Galileu”, mais de 20 artistas da música católica se reuniram para gravar uma nova versão e um clipe especial.

O padre Zezinho, autor da canção, conta que a composição nasceu inspirada pelo Concílio Vaticano II.

Ele recorda as palavras de um bispo, que certa vez lhe disse: “Você canta o Concílio”. Essa percepção o acompanhou desde 1966, quando se encantou com o documento Gaudium et Spes e passou a ter os textos do concílio como base para sua missão e ministério.

O contexto da época motivou o sacerdote a compor a canção, sensibilizado pelas dores do povo que encontrou em suas viagens.

Ele decidiu então que sua missão seria transmitir os ensinamentos do Concílio Vaticano II por meio da música. Naquele período, a Igreja buscava fortalecer o diálogo e renovar sua abordagem teológica, social e comunicativa.

“Um Certo Galileu”

Lançada originalmente em 1975, a canção apresenta uma catequese sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus. No entanto, a estrofe que menciona a ressurreição só foi incluída em 2011.

Segundo o padre Zezinho, alguns bispos, incluindo Dom Geraldo Majella Agnelo, então Arcebispo de Salvador, chamaram sua atenção para o fato de que a música terminava sem mencionar a ressurreição.

De maneira bem-humorada, os bispos brincaram: “Você deixou Jesus morrer!”. Foi a partir dessa observação que a última estrofe foi acrescentada.

Juliene Barros
Juliene Barros


Uma nova gravação para marcar a história

Assim como Jesus chamou seus discípulos à beira do Mar da Galileia, os artistas que participaram dessa nova versão também foram convidados a dar novo fôlego à canção. O projeto envolveu dois padres cantores, 13 cantores e cantoras e quatro grupos musicais.

Com regência do maestro Luiz Karam e direção vocal de Karla Fioravante, a gravação foi enriquecida por uma orquestra.

Além de celebrar os 50 anos da canção, a nova versão também marca os 65 anos da gravadora Paulinas-COMEP. O lançamento foi feita no dia 6 de março e a música já está disponível nas plataformas digitais da gravadora.

add_box  Padre Zezinho fala sobre os 50 anos da música “Um certo Galileu”

Os artistas convidados para regravar e celebrar a canção foram:

Adriana Melo

Cantores de Deus

Ir ao Povo

Sônia Mara

Antonio Cardoso

Alencastro

Jonny Mendes

Vida Reluz

Adoração e Vida

Marília Mello

Pe. Agnaldo José

Pe. Reginaldo Carreira

Jô D’Melo

Renato Palão

Ricardo Moreno

Ricardo Sá

Cassiano Menke

Confira a nova versão de "Um certo Galileu":

Fonte: Cultura News e Aleteia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Em respeito à sua privacidade, buscamos tratar os seus dados pessoais com segurança e transparência. Ao preencher o formulário acima, você concorda com o tratamento de seus dados pelo grupo Santuário Nacional e Rede Aparecida de Comunicação. Os dados pessoais serão utilizados apenas identificação e relacionamento. Ao não selecionar essa opção, você receberá apenas informações relacionadas a esta página. Para mais informações e exercer os seus direitos enquanto titular de dados, consulte a nosso Aviso de Privacidade ou entre em contato com nosso canal privacidade@santuarionacional.com.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Um Certo Galileu completa 50 anos e ganha nova versão

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...