Notícias

Vaticano aprova devoção à Nossa Senhora das Dores de Chandavila

Escrito por Redação A12

30 AGO 2024 - 16H02 (Atualizada em 30 AGO 2024 - 16H56)

Reprodução / Santuario Nuestra Señora de los Dolores

O Vaticano aprovou a devoção mariana à Nossa Senhora das Dores no Santuário de Chandavila, na Espanha. A confirmação veio por meio de uma carta escrita pelo prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF), o cardeal Víctor Manuel Fernández, direcionada ao Arcebispo José Rodríguez Carballo, de Mérida-Badajoz, da Espanha.

Na carta emitida após uma audiência com o Papa Francisco, o Dicastério para a Doutrina da Fé, “prontamente concede seu consentimento” à continuação de uma experiência espiritual na Espanha sobre Nossa Senhora das Dores.

Intitulada como “Uma Luz na Espanha”, a carta tem as palavras do cardeal argentino que se relata à devoção a Nossa Senhora das Dores, que começou em uma aldeia espanhola no verão de 1945, com base “nas experiências espirituais que Marcelina Barroso Expósito e Afra Brígido Blanco vivenciaram separadamente”. Leia MaisVaticano trata de normas sobre aparições em novo documento“As aparições aprovadas têm seu lugar preciso na vida da Igreja”

As aparições

A história conta que Marcelina “viu uma forma escura no céu. Em outras ocasiões, ficou mais evidente que essa forma era a Virgem das Dores, com um manto negro cheio de estrelas, sobre um castanheiro”.

O cardeal argentino explica que “graças à forma como a Santíssima Virgem beijou a menina na testa, o que mais se destaca é a presença da Virgem que infunde consolação, encorajamento e confiança”.

Ele ainda fala sobre o pedido da virgem à menina:

“Quando a Virgem pede a Marcelina para caminhar de joelhos por um trecho de carrapichos secos de castanheira, espinhos e pedras afiadas, ela não o faz para causar-lhe sofrimento. Pelo contrário, este chamado da Virgem para confiar em seu amor deu a esta pobre e sofredora menina, a esperança, e também a experiência de se sentir digna”.

O cardeal ainda reflete a beleza da aparição de Nossa Senhora das Dores, que mesmo com a simplicidade de seu manto, apareceu cercada de constelações luminosas.

“Aquele manto simples, feito de juncos e ervas com o qual Nossa Senhora protegeu os joelhos da menina, não é uma bela expressão da ternura de Maria? Ao mesmo tempo, foi uma experiência de beleza, porque a Virgem apareceu cercada por constelações luminosas, como aquelas que podiam ser admiradas à noite no céu claro das pequenas aldeias da Extremadura, Espanha”.

Além dos relatos, o cardeal recorda que, após as supostas visões, as duas mulheres se dedicaram a obras de caridade, especialmente ao cuidado dos doentes, dos idosos e dos órfãos, transmitindo assim aos que sofrem a doce consolação do amor da Virgem que haviam experimentado”.

Diante dos relatos e da força desta devoção mariana, o Dicastério para a Doutrina da Fé afirma que “não há nada a que se possa objetar nesta bela devoção”, pois muitos aspectos positivos indicam uma ação do Espírito Santo em tantos peregrinos que vêm, tanto da Espanha quanto de Portugal, nas conversões, curas e outros sinais valiosos”, que ocorrem no pequeno santuário em Chandavila, chamado Nuestra Señora de los Dolores, que fica no centro-oeste da Espanha, fronteira com Portugal, na província de Badajoz.

O cardeal registra sua expectativa e esperança de que o local, herdeiro de uma rica história de simplicidade, de poucas palavras, no entanto, de muita devoção, possa continuar a oferecer aos fiéis que desejam aproximar-se dele um lugar de paz interior, de consolação e de conversão”.

A carta é uma aplicação adicional das novas Normas sobre Fenômenos Sobrenaturais publicadas em maio de 2024, pelo Dicastério para a Doutrina da Fé. No caso de nihil obstat, como no caso deste santuário espanhol, “mesmo que o evento em si não seja declarado de origem sobrenatural, ainda há um reconhecimento dos sinais da ação sobrenatural do Espírito Santo no meio do que está ocorrendo”. O bispo local é, portanto, encorajado a promover a disseminação “desta proposta espiritual”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...