No início de fevereiro deste ano, um terremoto de magnitude 7.8 atingiu cidades da Sìria e Turquia, deixando 50 mil mortos e mais de 200 mil prédios destruídos. Mais de um mês depois da tragédia, ainda não é possível por completo detalhar as perdas e danos de uma das mais graves catástrofes naturais da região.
Leia MaisPapa pede solidariedade ao rezar pelas vítimas da tragédia na Turquia e na Síria"Este é o momento de socorrer o povo", diz o Núncio Apostólico da SíriaO Dicastério para o Serviço da Caridade, a pedido do Papa, está realizando o envio de paletes de medicamentos que continuam a ser distribuídos nesta terça-feira (28) na capital turca, Istambul.
São 10 mil kits de remédios que foram adquiridos por recomendação da Embaixada da Turquia junto à Santa Sé, que tem o controle da situação no país.
A Síria, devastada pelo terremoto e pela guerra com 15 milhões de pessoas em dificuldade, recebeu ajuda financeira de Francisco graças à Nunciatura Apostólica, que se encarrega de aplicá-la em favor da população.
"Enviamos ajuda através de aviões turcos e estamos prestando atenção na altura dos paletes e do peso. Um trabalho possível graças à ajuda de voluntários", disse o responsável pela Esmolaria Apostólica do Vaticano, o Cardeal Konrad Krajewski.
Além dos remédios, nestes quase dois meses após o terremoto, foram enviados alimentos enlatados como arroz e atum, camisetas térmicas, fraldas e muitos outros materiais capazes de resistir ao tempo e ao frio.
Paróquias italianas fazem doações
No último domingo (26), as ofertas recolhidas em todas as igrejas italianas serão destinadas para os turcos e sírios, como sinal concreto de solidariedade e participação de todos os fiéis nas necessidades materiais e espirituais das vítimas do terremoto.
Até 30 de abril é possível continuar a doar pelo site da Cáritas Italiana. Em fevereiro, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) já tinha destinado 500 mil euros para ajudar nas primeiras necessidades das famílias atingidas pelo tremores.
“Em nome da Igreja na Itália, expresso minhas profundas condolências e proximidade à população provada por este trágico acontecimento, assegurando orações pelas vítimas, seus familiares e feridos. Enquanto nos unimos a quantos foram atingidos por esta calamidade, fazemos votos para que a máquina da solidariedade internacional comece imediatamente a garantir uma rápida reconstrução”, afirmou à época o Cardeal Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da CEI.
.:: Oração do Papa pela Síria e Turquia
Dogmas da Igreja: o inferno
O inferno é o estado de separação eterna de Deus, reservado àqueles que morrem em pecado mortal sem arrependimento.
Doutrina Social da Igreja: bússola que orienta a vida em comunidade
A Doutrina Social da Igreja Católica guia os fiéis na aplicação dos princípios cristãos à vida social, econômica e política, promovendo justiça e bem comum.
Papa incentiva Rede de Mundial de Oração a partilhar o Jubileu
Em encontro no Vaticano, Papa Francisco pediu aos membros da Rede Mundial de Oração a seguir o caminho do coração.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.