Notícias

Veja os desafios do CELAM para os próximos quatro anos

O Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe se reuniu em Porto Rico para a 39ª Assembleia Geral

Escrito por Guilherme Gomes

19 MAI 2023 - 11H50 (Atualizada em 19 MAI 2023 - 12H12)

Divulgação/ CELAM

Leia MaisAparecida completa 13 anos como sede da Assembleia Geral da CNBBO sentimento de Dom Jaime Spengler após assumir a Presidência da CNBBA 39ª Assembleia Geral do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe, que chega ao fim nesta sexta-feira (19), foi uma ocasião para promover a comunhão real entre os bispos e entre as conferências episcopais.

Reunidos em Aguadilla, em Porto Rico, desde o último dia 16 de maio, os bispos tiveram a oportunidade de aproximação com episcopados vindos das diferentes conferências que fazem parte do CELAM.

O novo presidente do CELAM, Dom Jaime Spengler, presidiu a Eucaristia, a primeira do seu novo serviço.

Em sua homilia, o arcebispo de Porto Alegre denunciou que "a Casa Comum exige cuidados, a vida exige respeito e promoção".

E pediu uma reflexão sobre o fato de que "o povo, o nosso povo, anseia, espera, proximidade, solidariedade, orientação segura, fraternidade, fé, esperança".

E insistiu na missão do CELAM como serviço de comunhão entre as conferências episcopais do continente, e apelando a "ser uma Igreja em saída, uma Igreja missionária".

A partir da realidade social e eclesial do continente, os participantes da Assembleia debateram a projeção e as orientações para o próximo quadriênio (2023-2027), à luz da Assembleia Eclesial e do processo sinodal.

Divulgação/ CELAM
Divulgação/ CELAM


Em reuniões por regiões, foram apresentados os principais desafios para o CELAM nos próximos quatro anos.

Entre as várias propostas, destacaram-se a necessidade de formação na espiritualidade da sinodalidade; o compromisso com as pequenas comunidades; a necessidade de a nova presidência visitar as conferências episcopais para ouvir os bispos.

A Assembleia também sublinhou a necessidade de conhecer a Doutrina Social da Igreja em todos os setores e de reforçar a conversão missionária em todo o continente, bem como procurar a contribuição da Igreja no mundo da política, exprimir a partir do CELAM o sentido da subsidiariedade, reforçar a regionalização como instrumento de encontro, e ainda revalorizar o Batismo como sacramento fundamental e como base de uma Igreja sinodal.

Todos são desafios que buscam projetos, que nascem das necessidades das conferências, que procuram dar a conhecer o CELAM aos bispos recém nomeados, incentivar o diálogo com o mundo sobre temas transversais e fortalecer a piedade popular.

Outros elementos presentes na reflexão foram o incentivo à perspectiva eclesial sinodal do CELAM, a promoção de uma Segunda Assembleia Eclesial, o reforço da equipe de comunicação e a sua articulação com as conferências.

.:: Vídeo exclusivo mostra os bastidores da 60ª Assembleia Geral da CNBB!

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...