Leia MaisVocê conhece o trabalho da Academia Marial de Aparecida?O Santuário Nacional abriga a Academia Marial, que visa o desenvolvimento a nível teórico e prático sobre Nossa Senhora. A partir disso, a ciência de Maria é colocada em pauta.
“Mariologia é uma parte da teologia cristã e católica, que significa ‘estudo de Maria’ ou ‘ciência de Maria’. Quando se estuda a Mariologia, é preciso penetrar na Bíblia sagrada e aprender a interpretar os textos que se referem à Maria, direta ou indiretamente; é preciso buscar nos primeiros teólogos da Igreja, chamados de Santos Padres, como eles descreveram a pessoa e a missão de Maria.”, explica o diretor da Academia Marial, padre José Ulysses da Silva, sobre o estudo fornecido pela organização.
Aberta para todos os que gostariam de aprender e refletir sobre a Teologia Mariana ou que de fato exercem atividades nesta dimensão, a Academia fornece diferentes atividades e ações, entre elas a Pós-Graduação em Mariologia.
O curso é uma parceria com a Faculdade Dehoniana e teve sua primeira turma no mesmo ano em que se comemoravam os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 2017.
"A especialização em Mariologia é indicada para todas as pessoas que querem dar um mergulho mais profundo nos saberes sobre a pessoa e a figura de Maria, na Bíblia, na tradição da Igreja, na teologia, nos dogmas e também na devoção popular: na Pastoral, Maria de todos os povos, Maria na história, Maria nos ícones, Mariana na arte, Maria na música, são muitos temas abordados por especialistas nessa área. (...)
O curso é indicado também para pessoas que querem cultivar um amor inteligente a Mãe de Deus, a Nossa Senhora, a Virgem Maria, pessoas que tem uma devoção à Nossa Senhora Aparecida, mas gostariam de conhecer melhor quem é esta mulher por trás daquele manto, daquela devoção, daquela imagem encontrada no rio Paraíba", explica o supervisor do curso, Pe. João Carlos Almeida, sobre para quem é indicado a pós-graduação.
A terceira turma se formou agora em janeiro e as inscrições já estão abertas para a nova turma, que terá início em julho. São dois anos de duração, com 4 módulos, que totalizam 360 horas, e abordam: Introdução Geral e Bíblia; Patrística e Dogmática; Espiritualidade e Liturgia; Mariologia de Fronteira.
Para a coordenadora do curso, professora Márcia Miné, ele transforma os alunos, gerando frutos de compromisso, missão com a evangelização e piedade popular em meio a realidade de cada um.
“Os alunos saem daqui renovados na fé, fortalecidos no estudo, no mergulho para águas mais profundas do estudo mariológico e saem dessa imersão, uma grande imersão, fortalecidos enriquecidos e amadurecidos na sua fé.”, conta a coordenadora, que também foi aluna da primeira turma da pós-graduação.
Marcia também aborda como os alunos podem utilizar os conhecimento adquiridos em aula. “Podem contribuir com uma evangelização mais pautada em uma Mariologia consistente, que só amadurece, se fortalece, enriquece a fé e a evangelização e atuação de cada um no lugar aonde vivem, na sua cidade, na sua pastoral, nos seus cursos, então nesse sentido também o aluno sai da pós-graduação em Mariologia para atuar como docente.”
Quer aprender mais sobre a trajetória de Maria e a sua relação com nós, seus filhos e filhas? Inscreva-se e mergulhe nestes estudos tão valiosos sobre a nossa Mãe.
A revolta da vacina
Revolta da Vacina completou 120 anos em 2024, expondo tensões sociais e políticas no Brasil de 1904. Reflexões ainda ecoam hoje.
Plenária do Dicastério discute IA e educação
Plenária do Dicastério da Cultura e Educação aborda inteligência artificial e ética, com participação do Papa Francisco e especialistas.
A12 lança página de programação de Natal no Santuário
Fique por dentro dos dias e horários das celebrações de Natal e Ano Novo no Santuário Nacional!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.