“Peça a Mãe, que o Filho atende”, quem nunca ouviu essa frase e foi logo pedir a intercessão de Nossa Senhora para receber uma graça em sua vida?
Está em nossa cultura de fé católica rezar a Maria, recorrer a Ela que nos ajude em algo, que nos mostre o caminho, que interceda por nós, como sempre fez por Jesus.
São ensinamentos e costumes passados de geração em geração, frutos de histórias que nos emocionam e que fortalecem ainda mais a nossa própria fé.
O Papa Francisco tem dado continuidade ao seu ciclo de catequese sobre o Espírito Santo, e em uma de suas Audiências Gerais, destacou a piedade mariana como meio particular pelo qual o Espírito “realiza a sua obra de santificação na Igreja”. Leia MaisAudiência Geral: Papa destaca Maria como guia que conduz ao Espírito Santo
Em sua reflexão, o santo padre afirmou que “Nossa Senhora nunca se indica a si mesma, Nossa Senhora indica Jesus. E esta é a piedade mariana: a Jesus pelas mãos de Nossa Senhora”.
Em um artigo de Fagner Lima, para o Vatican News, ele explica que o Brasil, em sua cultura latino-americana, “está fortemente ligado ao que a Evangelii Nuntiandi define como piedade popular, na qual a Virgem Maria desempenha um papel de destaque e de forte devoção, intensificando assim a piedade mariana”.
Neste artigo ele também apresenta a fala do Missionário Redentorista, Ir. André Luiz Oliveira, em que ele explica que a piedade popular mariana é uma expressão de fé que nasce de forma espontânea no coração de cada devoto.
“Ela brota no coração daqueles que amam Nossa Senhora, é uma expressão autêntica (genuína) de fé e devoção”.
Maria é nosso exemplo de discípula, Ela aceitou sua missão com fé, amou Jesus desde o início, nunca quis nada para si. A piedade mariana indica o caminho até Cristo, como explica o Ir. André Luiz:
“Quando rezamos a Maria, rezamos para que ela nos ensine a amar Jesus, como ela o amou. A Marialis Cultus, n.25, nos ensina: ‘Na Virgem Maria tudo se refere a Cristo e Dele depende’, tudo na vida de Maria foi direcionado para o seguimento do seu filho Jesus, nada quis para si, aquela que tudo quis para Deus.”
Os santuários marianos ao redor do mundo, especialmente na América Latina, são reconhecidos como importantes centros de acolhimento e vivência da fé mariana. Por meio de Maria, esses locais permitem que os peregrinos experimentem a grandeza do amor de Deus, refletindo a expressão lembrada por Francisco: “Ad Iesum per Mariam”–“a Jesus por meio de Maria”.
Para o Ir. André Luiz, os “santuários marianos são lugares da ternura e da experiência profunda do amor materno, ali aprendemos a amar Maria, assim como Jesus a amou” e conclui ainda que esses espaços sagrados “auxiliam no amadurecimento da expressão de fé”.
A revolta da vacina
Revolta da Vacina completou 120 anos em 2024, expondo tensões sociais e políticas no Brasil de 1904. Reflexões ainda ecoam hoje.
Plenária do Dicastério discute IA e educação
Plenária do Dicastério da Cultura e Educação aborda inteligência artificial e ética, com participação do Papa Francisco e especialistas.
A12 lança página de programação de Natal no Santuário
Fique por dentro dos dias e horários das celebrações de Natal e Ano Novo no Santuário Nacional!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.