Notícias

Você sabia que é possível se casar no Vaticano?

Escrito por Redação A12

19 JUL 2024 - 16H52 (Atualizada em 19 JUL 2024 - 17H34)

@qfilmp

Os brasileiros Vanessa Nunes Tomio, de 25 anos, e Thiago Murilo Pereira, de 36 anos, se casaram na Capela do Coro, dentro da Basílica de São Pedro, no dia 19 de setembro de 2023. Leia MaisVocê sabia que você pode casar no Santuário Nacional de Aparecida?

O matrimônio foi celebrado por um sacerdote em italiano e concelebrado pelo melhor amigo de Vanessa, o brasileiro Pe. Lucas Casimiro Tibincoski Teixeira, de Itajaí, Santa Catarina.

“Foi muito grandioso e importante para mim, porque Deus é muito incrível comigo. Eu nem mereço isso. Eu nem mereço estar aqui, sabe, porque o meu processo de conversão foi aos poucos. Até marcar o casamento eu ainda não era 100% convertida.

Depois que aquilo aconteceu, mexeu muito comigo e no meu coração. Eu falei: 'eu não mereço isso. Não mereço mesmo casar na Basílica, mas Deus está cuidando tudo de uma forma tão especial.”, contou Vanessa ao Vatican News. 

Reprodução/ Vatican News
Reprodução/ Vatican News


O Padre Lucas testemunhou que uma das graças de ser católico é que “qualquer comunidade é a nossa comunidade”, de “nos sentirmos em casa do lugar mais simples ao mais sublime”. Vanessa e Thiago tiverem esse privilégio de poder se unir em matrimônio na Basílica Vaticana, como afirmou o Pe. Lucas:

“Celebrar o sacramento do matrimônio na Basílica de São Pedro ganha um acento ainda mais elevado, porque essa realidade da Igreja, tão plausível, em toda aquela riqueza, ela se mostra de uma forma eficaz sacramental quando os noivos se dão em matrimônio.

Na Capela do Coro repousam os restos mortais de São João Crisóstomo — o da Boca de Ouro — aquele que anunciou as maravilhas do Senhor, e ali começa uma nova família quando se unem os esposos que proclamarão também as bênçãos de Deus que transmitirão a verdade da fé, a verdade revelada do Nosso Senhor aos seus filhos, a sua prole, continuarão a família da Igreja também eles”, disse.

Como se casar na Basílica de São Pedro

O primeiro contato, como explica o site oficial, é por e-mail para a secretaria paroquial para verificar a possibilidade de datas. Qualquer pessoa pode solicitar a celebração desse sacramento, assim como o do Batismo e Crisma de Adultos, escrevendo para ufficioparrocchiale@basilicasanpietro.vaseguir as instruções que serão fornecidas.

No entanto, a sugestões das datas e os critérios estabelecidos devem ser respeitados, pois seguem a agenda paroquial, do Papa e do Vaticano. Há também regras que dizem respeito ao código de vestimenta e as músicas e toda a documentação exigida é igual a do Brasil e da Itália.

Importante: A celebração é totalmente gratuita, mas é possível fazer uma oferta espontânea. 

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...