Opinião

Instrumentalização da Sagrada Escritura: uma problemática atual

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.

Escrito por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

18 OUT 2024 - 16H13

MVolodymyr/Shutterstock

A problemática sobre a instrumentalização das Sagradas Escrituras não é algo novo, mas um questionamento que muitos pensadores tem feito nos últimos anos, pelo fato de que alas da política tem utilizado das Sagradas Escrituras para promover suas ideologias e pensamentos sejam eles de direita ou de esquerda.

No fundo, a instrumentalização de algo, seja um ideal ou um objeto, faz parte da ação humana em buscar meios de promover e desenvolver algo para si, por exemplo, utilizar de um graveto e uma pedra pontiaguda, como uma flexa ou uma lança, para a caça. Ou do pensamento de algum filósofo, ou sociólogo para promover uma maneira de vida social. O problema está: até onde o ser humano pode instrumentalizar as coisas? Ou, instrumentalizar o outro? Pois, hoje, até mesmo pessoas são instrumentalizadas sem nem mesmo perceberem.

Shutterstock
Shutterstock


A instrumentalização das Sagradas Escrituras é uma forma que muitos encontraram para justificar suas ideologias. Utilizando-se da fé das pessoas para inculcar pensamentos particulares, ideias e ideologias. No cenário político global, vemos esta instrumentalização sendo utilizada pela extrema-direita, como uma forma de mostrar à população suas intensões diante de problemas morais como o aborto e a liberação das drogas. Mas, também pela esquerda, quando se dizem “a favor dos pobres” e por detrás se enriquecem às custas dos pobres.

Esta instrumentalização leva ao problema das falácias; e os demagogos políticos utilizam-se de frases prontas e pensamentos “cortados” para convencer a população de suas “intensões”. O Papa Francisco já advertiu sobre o uso do Evangelho para a finalidade de justificar ideologias. O Evangelho não é meio ou instrumento de ideologias, mas é Palavra viva e eficaz de edificação das pessoas. Não cabe no círculo fechado de ideologias direitistas ou esquerdistas, é livre e deve inspirar e indagar às pessoas sobre suas atitudes e levá-las à construção do Reino. Precisamos estar atentos ao uso desmedido das Sagradas Escrituras dentro da política e da vida civil, para não haver uma instrumentalização daquilo que é tão preciso para nós.

Escrito por
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudante de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...