A problemática sobre a instrumentalização das Sagradas Escrituras não é algo novo, mas um questionamento que muitos pensadores têm feito nos últimos anos, pelo fato de que alas da política têm utilizado das Sagradas Escrituras para promover suas ideologias e pensamentos, sejam eles de direita ou de esquerda.
No fundo, a instrumentalização de algo, seja um ideal ou um objeto, faz parte da ação humana de buscar meios de promover e desenvolver algo para si, por exemplo, utilizar de um graveto e uma pedra pontiaguda como uma flecha ou uma lança para a caça. Ou o pensamento de algum filósofo, ou sociólogo, para promover uma maneira de vida social.
O problema está em: até aonde o ser humano pode instrumentalizar as coisas? Ou, instrumentalizar o outro? Pois hoje até mesmo pessoas são instrumentalizadas sem nem mesmo perceberem.
A instrumentalização das Sagradas Escrituras é uma forma que muitos encontraram para justificar suas ideologias, utilizando-se da fé das pessoas para inculcar pensamentos particulares, ideias e ideologias.
No cenário político global, vemos esta instrumentalização sendo utilizada pela extrema-direita, como uma forma de mostrar à população suas intenções diante de problemas morais como o aborto e a liberação das drogas. Mas, também pela esquerda, quando se dizem “a favor dos pobres” e por detrás se enriquecem às custas deles.
Esta instrumentalização leva ao problema das falácias; e os demagogos políticos utilizam-se de frases prontas e pensamentos “cortados” para convencer a população de suas “intenções”. O Papa Francisco já advertiu sobre o uso do Evangelho para a finalidade de justificar ideologias.
O Evangelho não é meio ou instrumento de ideologias, mas é Palavra viva e eficaz de edificação das pessoas. Não cabe no círculo fechado de ideologias direitistas ou esquerdistas; é livre e deve inspirar e indagar às pessoas sobre suas atitudes e levá-las à construção do Reino.
Precisamos estar atentos ao uso desmedido das Sagradas Escrituras dentro da política e da vida civil, para não haver uma instrumentalização daquilo que é tão precioso para nós.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.